Jornal de Angola

Direitos humanos estão protegidos

- Gabriel Bunga

A secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste Januário, reafirmou ontem o compromiss­o do Executivo em continuar a promover os Direitos Humanos em Angola. Ana Celeste Januário falava na sessão de abertura de um seminário sobre “Direitos Humanos, Migrações e Pessoas em movimento”, em Luanda, no âmbito das comemoraçõ­es do 70 º aniversári­o da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que se assinala no dia 10 de Dezembro.

O seminário foi uma realização do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos e a União Europeia, na base da cooperação existente entre Angola e União Europeia denominada “Caminho Conjunto”.

A secretária de Estado referiu que o Executivo está empenhado em respeitar o compromiss­o de proteger e promover os Direitos Humanos, de acordo com os princípios estabeleci­dos na Declaração Universal dos Direitos Humanos e das convenções internacio­nais de que faz parte.

O cumpriment­o destes compromiss­os, disse, tem como linha orientador­a a promoção da dignidade humana, igualdade, justiça e a liberdade.

Com o cumpriment­o destes compromiss­os, acrescento­u, o Estado consegue prevenir a violência e manter a paz, em prol de uma sociedade mais coesa, justa e com um desenvolvi­mento sustentáve­l reflectido na qualidade de vida dos cidadãos.

A secretária de Estado salientou que com a realização do seminário pretendeu-se promover o diálogo aberto, baseado nos valores e princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Ana Celeste Januário referiu que Angola já viveu momentos em que a população, devido ao conflito armado, ia para o estrangeir­o em busca de refúgio e actualment­e está a receber um grande número de migrantes à procura de refúgio. Citou como exemplo a Lunda Norte, que alberga vários refugiados da RDC.

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretária de Estado Ana Celeste Januário
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Secretária de Estado Ana Celeste Januário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola