Jornal de Angola

Angola e Portugal elevam cooperação

-

Elevar a cooperação comercial e económica entre Angola e Portugal a níveis tão “excelentes” quanto a política e fazer com que este intercâmbi­o tenha impacto na vida da população dos dois países é o principal propósito da visita oficial que o Presidente João Lourenço inicia hoje em Lisboa. O Presidente da República chegou ao final da tarde de ontem à capital portuguesa, a convite do homólogo Marcelo Rebelo de Sousa, e segue amanhã para a cidade do Porto, onde vai participar na Conferênci­a sob o tema “Angola: que mudança”. O evento deve congregard­ezenas de empresário­s dos dois países. Admite-se que as propostas portuguesa­s para o programa da conferênci­a foram feitas a pensar na vontade angolana de diversific­ar a economia.

Dos 200 milhões de euros de dívida certificad­a de Angola a Portugal, metade já está paga e o restante deve ser liquidado até final do ano. De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, existe um cronograma que está a ser cumprido.

O governante afirmou, igualmente, que, ao longo do trabalho técnico efectuado, constatou-se que algumas empresas portuguesa­s também têm dívidas com o fisco em Angola, uma questão que também está a ser revista, mas sem embaraçar ainda mais os empresário­s. Manuel Augusto sublinhou que o objectivo das autoridade­s angolanas é facilitar cada vez mais os investimen­tos, através da melhoria do ambiente de negócios e não o contrário.

“Estamos a honrar com os compromiss­os assumidos e vamos aproveitar a visita para estabelece­r novas regras, adaptadas àquilo que o futuro nos obriga”, disse Manuel Augusto. Reconheceu o gesto do Estado português ao elevar a linha de crédito para empresas portuguesa­s que investem em Angola de mil milhões para 1.500 milhões de euros.

“Vamos agora apresentar projectos para beneficiar destas linhas”, disse.

Dados do ano passado indicam que 400 empresas portuguesa­s operam em Angola e têm um investimen­to directo de 4 mil milhões de euros aplicados no país. Além disso, há quase seis mil empresas que exportam para Angola. No ano passado, venderam bens no valor de 1.789 milhões de euros.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola