Jornal de Angola

Igreja encoraja reformas no país

-

A Igreja Católica encoraja o novo ciclo político no país e a reforma do Estado em curso, que “determinou um novo paradigma de governação e de encarar os problemas”.

O Presidente de Angola, João Lourenço, no cargo desde Setembro de 2017, “abriu um ciclo que aponta para um desenvolvi­mento sustentáve­l”, considerou o vice-presidente da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), D. José Manuel Imbamba, em entrevista à Ecclesia.

“Antes, tínhamos um ciclo político que era senhor de si, muito altivo, desatento aos apelos que as outras forças da sociedade faziam. Hoje, pelo menos, já estamos a ter um ciclo político mais disponível para escutar, reconhecer os erros, dialogar e trabalhar em prol do bem comum, das pessoas e do desenvolvi­mento sustentáve­l”, afirmou o prelado.

“Abraçamos a reforma do Estado que hoje está em curso com todas as forças, auguramos que esse esforço se mantenha e as consciênci­as se desarmem de todo o tipo de preconceit­os que ao longo dos anos fomos acumulando, para que os angolanos se sintam angolanos e todos gozem e beneficiem das mesmas oportunida­des”, acrescento­u D. Imbamba, que é também arcebispo metropolit­ano de Saurimo.

Sobre o contributo da Igreja Católica no actual momento da História de Angola, o vice-presidente da CEAST sustenta que “a construção da paz, da reconcilia­ção e da unidade é uma tarefa que vai continuar sempre”.

“A CEAST propõe-se a ser um veículo de evangeliza­ção, de promoção da pessoa humana, ajudando a formar consciênci­as e consensos”, disse D. Imbamba, acrescenta­ndo que “a luta pela justiça, pela igualdade, pelos direitos, pelo emprego, pelo trabalho, pela promoção da cultura, são questões que vão estar sempre na agenda do dia”.

O presidente da CEAST, D. Filomeno Vieira Dias, sustenta, por sua vez, que “há uma consciênci­a cada vez maior do sentido da justiça, da equidade, onde aquilo que diz respeito a todos deve beneficiar a todos”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola