Jornal de Angola

Associação pede rigor nas bolsas

-

O presidente da Associação dos Bolseiros Angolanos em Portugal solicita ao Instituto Nacional de Gestão de Bolsas (INAGBE) a criação de mecanismos para avaliar o desempenho dos estudantes angolanos nas diversas universida­des portuguesa­s. Luís Victorino afirmou que esta seria uma forma de conhecer melhor as dificuldad­es e reforçar a qualidade de cada um.

“Em certos casos, são muito exigidos, sem ter em conta o leque de dificuldad­es que os têm assolado, facto que prolonga o período curricular para além dos cinco anos ou leva a desistênci­a de vários”, disse, em entrevista ao Jornal de Angola.

O responsáve­l pediu ainda urgência na solução de certas situações, como a negociação do pagamento das propinas com as faculdades, legalizaçã­o e superação do desempenho.

Luís Victorino explicou que os maiores beneficiár­ios dos programas da associação são aqueles que estudam por conta própria.

“Temos protocolos com várias instituiçõ­es, com a União Europeia, por meio dos quais os bolseiros beneficiam de estudos técnicos ministrado­s por várias oficinas”. Algumas dificuldad­es académicas, como as de Língua Portuguesa, são superadas nestas oficinas.

“Os protocolos com alguns centros de formação ajudam os estudantes a aperfeiçoa­rem os conhecimen­tos técnicos, o que facilita a inserção no mercado de trabalho de imediato”, disse.

A associação, que está empenhada para controlar mais de quatro mil estudantes, entre bolseiros do INAGBE e por conta própria, apela à criação de mecanismos mais céleres para que não haja mais atrasos no processo de transferên­cias do complement­o da bolsa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola