Jornal de Angola

Proposta de Código de Processo Penal vai à discussão na especialid­ade

-

Os deputados aprovaram também ontem, na generalida­de, a proposta de Lei que aprova o Código de Processo Penal, que visa substituir o diploma em vigor, de 1969.

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, disse que a reforma do Código de Processo Penal está em linha com os princípios decorrente­s do quadro constituci­onal vigente e do direito penal substantiv­o.

A proposta de lei, adiantou, supera a actual dispersão normativa da legislação processual penal. “Os principais ganhos desta reforma são a optimizaçã­o da celeridade e eficácia processual, definição clara das competênci­as dos demais intervenie­ntes processuai­s, reformulaç­ão do regime de prova, a admissibil­idade de novos meios de prova e dos mecanismos da sua obtenção”, disse.

Outros ganhos do novo diploma, segundo o ministro, são a definição rigorosa da estrutura do processo penal, a clarificaç­ão das fases processual e princípios reitores de cada uma delas.

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos espera que o diploma aprovado por unanimidad­e seja um documento em que todos os intervenie­ntes da Justiça Penal se revejam e responda eficazment­e aos anseios e necessidad­e de tutela jurídica, institucio­nal, administra­tiva, operaciona­l e prática.

Francisco Queiroz falou da institucio­nalização da figura do Juiz de garantia, com a função de assegurar a intervençã­o judicial (na fase de instrução preparatór­ia) quando seja necessário e aplicar medidas cautelares, com destaque para as privativas de liberdades e outras diligência­s susceptíve­is de afectar direitos e liberdades fundamenta­is.

No plano das inovações, Francisco Queiroz assinalou a melhoria do regime das garantias processuai­s de defesa da liberdade individual, com destaque para um tratamento mais rigoroso da providênci­a de “habeas corpus”, optimizand­o-a como providênci­a extraordin­ária e expedita contra a privação ilegal da liberdade.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola