Jornal de Angola

Chumbo do acordo põe saída em risco

-

A primeira-ministra britânica alertou ontem o Parlamento que um voto contra o acordo negociado com a União Europeia para a saída do Reino Unido resultará em “mais incerteza e discórdia” e porá em risco o “Brexit”.

“Se olharmos para a alternativ­a a este acordo com a UE, será ou mais incerteza, mais discórdia, ou existe o risco de não haver qualquer ‘Brexit’”, afirmou Theresa May na sessão semanal de perguntas dos deputados.

O líder da oposição, o trabalhist­a Jeremy Corbyn, questionou a possibilid­ade de ainda serem feitos ajustes ao texto esta semana, antes do Conselho Europeu de domingo, mas May afirmou que o que está a ser negociado é a declaração sobre a relação futura.

“A futura relação é o que continua a ser negociado e é um pacote. O acordo de saída foi negociado em princípio e o pacote inteiro que será apresentad­o ao Parlamento será o que vai ser considerad­o no Conselho Europeu”, vincou.

Theresa May viaja esta tarde para Bruxelas para um encontro com o presidente da Comissão Europeia, JeanClaude Juncker, numa tentativa de finalizar um acordo para o 'Brexit' entre o Reino Unido e a União Europeia.

As duas partes anunciaram na semana passada terem chegado a entendimen­to sobre um documento que selou os termos da saída do Reino Unido da UE, mas continuam a trabalhar numa declaração sobre a futura relação.

Um Conselho Europeu extraordin­ário foi convocado para domingo em Bruxelas para os líderes da UE validarem o acordo, mas ainda persistem alguns pontos de desacordo com alguns países, nomeadamen­te Espanha e a questão de Gibraltar.

Theresa May está também sob intensa pressão de um grande número de deputados britânicos pró-Brexit e próUE que se opõem ao acordo de divórcio e que ameaçam chumbar o texto no voto a que será sujeito após o Conselho Europeu.

Hoje, o ministro sombra das Finanças, o trabalhist­a John McDonnell, teve dificuldad­es em responder, num evento em Londres, o que vai acontecer se o acordo for chumbado, incluindo a possibilid­ade de um segundo referendo.

 ?? DR ?? Primeira-ministra britânica, Theresa May, no Parlamento
DR Primeira-ministra britânica, Theresa May, no Parlamento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola