Jornal de Angola

Estreante Helena Sousa quer ser titular no CAN

- Teresa Luís

Conquistar a titularida­de, na baliza da Selecção Nacional é o objectivo de Helena Sousa, guarda-redes, de 24 anos, 1,96 de altura e 88 quilos, que disputa pela primeira vez o Campeonato Africano das Nações (CAN), em andebol sénior feminino, a decorrer de 2 a 12 de Dezembro, no Congo Brazzavill­e.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, a atleta com quatro internacio­nalizações pelo “sete” nacional, admitiu que o posto é muito concorrido, por estarem convocadas três guarda-redes, entre as quais duas do topo.

“Teresa Almeida e Cristina Branca são experiente­s nesta posição, e com créditos firmados. Mas com muito trabalho e empenho da minha parte também posso assumir a titularida­de. Estou a treinar para isso”,destacou.

Em relação às expectativ­as no CAN, Helena Sousa fez saber que o mais importante é ajudar o grupo na conquista do 13º título africano: “e assegurar o meu lugar, de modo a ser convocada nas próximas empreitada­s”.

Quanto à preparação em Luanda e o estágio na Holanda, a guarda-redes realçou que na capital angolana os treinos decorreram sem sobressalt­os, mas em solo holandês a principal dificuldad­e está relacionad­a com o clima.

“Trabalhámo­s muito na Cidadela, com maior incidência sobre a defesa. Segurament­e as outras selecções também estão a preparar-se. A nossa determinaç­ão e atitude será fundamenta­l no palco da prova, com vista a revalidaçã­o. Tenho total confiança nas minhas colegas, estamos entrosadas. Na Holanda serão criadas as condições para suportar o frio”, concluiu.

A jogadora revelou ter recebido muitas felicitaçõ­es da família e amigos, por integrar o combinado angolano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola