Jornal de Angola

Tricampeão e aviadores reeditam velho “dérbi”

Líder Petro de Luanda recebe também hoje, às 16h00, a formação “caloira” do Saurimo FC, no 11 de Novembro

- António de Brito

Por força do envolvimen­to do campeão em título e do vice-campeão nas Afrotaças, a disputa da terceira jornada do Girabola abre hoje, com realce para o “dérbi” entre o ASA e o 1º de Agosto, às 18h00, no Estádio Municipal dos Coqueiros, enquanto o Petro de Luanda defronta o Saurimo FC, às 16h00, no 11 de Novembro.

Longe dos “velhos clássicos” do futebol angolano, ASA - 1º de Agosto é sempre um jogo agradável de se ver e de elevado grau de dificuldad­es, apesar da desvantage­m dos aviadores, diante do plantel adversário, mais estruturad­o e com várias opções de qualidade em cada sector da equipa.

De regresso ao Girabola na presente época, depois dos empates diante do Saurimo FC e FC Bravos do Maquis, a formação do aeroporto procura a sua primeira vitória diante da equipa rubra e negra, já que desperdiço­u quatro dos seis pontos possíveis, estando na nona posição da classifica­ção, com dois pontos. Os militares ocupam a segunda posição, com quatro pontos, após o empate sem golos com o Interclube e a vitória por 2-0, frente ao Desportivo da Huíla.

Para manter o sonho de permanênci­a no escalão maior do futebol nacional, o ASA é obrigado a vencer os jogos caseiros ou no mínimo procurar empatar fora de portas. A disputa do sexto ao oitavo lugar é o objectivo estabeleci­do, pela direcção presidida por Adriano Diogo Agostinho.

Hoje, frente ao campeão do Girabola, os pupilos de José Dinis jogam uma cartada importante, na ânsia de vencer pela primeira vez na competição, embora o encontro se afigure bastante difícil.

Atendendo ao poderio do adversário, o técnico português vai segurament­e abordar o jogo com cautela redobrada e procurar não consentir golos nos minutos iniciais do desafio.

Por seu turno, o 1º de Agosto tem que abordar a partida de forma inteligent­e, para não ser surpreendi­do, visto que o ASA é uma equipa que oferece a iniciativa de jogo aos adversário­s para, de seguida, dar o golpe da “misericórd­ia.”.

Na recepção aos agostinos, o treinador aviador apresenta uma equipa ousada no capítulo ofensivo, mas com cautelas defensivas para não deitar por terra o desejo de vitória. Emprestado­s ao ASA, Fofó, Gogoró, Medá e Catraio reencontra­m antigos companheir­os no 1º de Agosto. O técnico José Dinis deve colocar de início os quatro jogadores.

Do ponto de vista clínico, o plantel do ASA não regista nenhuma preocupaçã­o, pelo que o treinador luso tem todos os jogadores à sua disposição para o “dérbi” da capital.

Estreia de Dragan Jovic

A partida tem ainda a particular­idade de marcar a estreia do técnico Dragan Jovic no comando do campeão angolano, com o objectivo assumido de vencer o desafio. Um ano depois, o bósnio regressa para conquistar o terceiro título do Girabola, ao comando técnico do 1º de Agosto, depois dos feitos alcançados, em 2016 e 2017, respectiva­mente.

Além do campeonato, Dragan Jovic tem ainda pela frente o desafio de levar o conjunto militar à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol depois de, no presente ano, ter sido eliminado nas meias-finais diante do Esperance de Tunis da Tunísia, numa partida em que o árbitro zambiano Janny Sikazwe foi o principal protagonis­ta.

Nas hostes militares, o médio nigeriano Ibukun volta a ficar fora das opções da equipa técnica, por limitações físicas.

Tarefa facilitada

Com um jogo aparenteme­nte fácil, o Petro de Luanda recebe o “caloiro” Saurimo FC, com ambição de vencer e reforçar a liderança no campeonato, com oito pontos.

Frente à formação da Lunda-Sul, o vice-campeão não entra às escuras, já que a equipa orientada por Roberto Bianchi documentou-se, para procurar contrariar as intenções dos comandados de Kito Ribeiro.

Depois do empate (1-1) diante do Sporting de Cabinda, o Petro de Luanda aposta todas as fichas nesta partida, para regressar às vitórias no campeonato. Dos três jogos já disputados, a formação petrolífer­a tem um registo de dois empates e uma vitória, somando apenas 5 pontos dos nove possíveis.

 ?? M MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Equipa rubro e negra ambiciona a conquista dos três pontos na estreia de Dragan Jovic
M MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Equipa rubro e negra ambiciona a conquista dos três pontos na estreia de Dragan Jovic

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola