Jornal de Angola

Deputados discutem OGE na especialid­ade

Comissão de Economia e Finanças convidou igrejas, organizaçõ­es juvenis e femininas de partidos políticos

-

Orçamento Geral do Estado é discutido na especialid­ade

A Assembleia Nacional discute hoje, na especialid­ade, o Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2019, com as organizaçõ­es femininas e diversos parceiros sociais.

Entre os parceiros sociais a serem presentes no encontro destaque para igrejas, organizaçõ­es juvenis, sindicatos, organizaçõ­es de antigos combatente­s, organizaçõ­es de defesa dos portadores de deficiênci­a e outras.

Segundo nota da Comissão de Economia e Finanças da Assembleia Nacional, foram igualmente convidados para o encontro organizaçõ­es femininas dos partidos políticos e outras que defendem os direitos das mulheres.

Aprovado na generalida­de no dia 14 deste mês, o Orçamento Geral do Estado para 2019, prevê despesas e receitas avaliadas em 11,3 biliões de kwanzas. A proposta representa um aumento de 17,1 por cento relativame­nte ao OGE 2018, avaliado em 9.685,6 mil milhões de kwanzas.

O OGE foi elaborado tendo como referência o preço médio do barril de petróleo a 68 dólares.

De acordo com o relatório de fundamenta­ção, as projecções apontam para uma taxa de inflação de 15 por cento em 2019, quando a meta de inflação do ano de 2018 é de 19,17 por cento.

Ontem, os deputados à Assembleia Nacional retomaram a agenda de trabalhos da 1ª reunião plenária ordinária da presente legislatur­a, iniciada quarta-feira. Os parlamenta­res aprovaram os Projectos de Resolução que aprovam a adesão de Angola ao Código de Conduta sobre Segurança à Protecção das Fontes Rodioactiv­as e a Convenção sobre Assistênci­a em caso de Acidente Nuclear ou Emergência Radiológic­a. Na sessão de ontem, os depu- tados deram luz verde à resolução que aprova a adesão de Angola ao Protocolo do Tribunal de Justiça da União Africana, aos Estatutos do Tribunal Africano de Justiça e dos Direitos Humanos e a Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos sobre a Criação de um Tribunal Africano dos Direitos do Homem e dos Povos.

Os parlamenta­res analisaram o Projecto de Resolução que aprova o Balanço de Execução do Orçamento Geral do Estado referente ao I Trimestre de 2018. Nas intervençõ­es, os parlamenta­res falaram sobre a necessidad­e da diversific­ação da economia como condição para a melhoria do desempenho da despesa e para o combate à pobreza extrema e à fome.

Na quarta-feira, a Assembleia Nacional aprovou os Projectos de Resolução que aprovam, para ratificaçã­o, os Acordos de Cooperação nos domínios da Segurança e Ordem Pública entre o Governo de Angola e da República do Congo e República da Zâmbia, bem como a ratificaçã­o do Memorando de Entendimen­to no domínio da Defesa entre o Ministério da Defesa Nacional de Angola e o Departamen­to de Defesa dos Estados Unidos da América.

O Projecto de Resolução que aprova o acordo entre a República de Angola e da Zâmbia em matéria de Segurança e Ordem Pública, assinado no dia 2 de Maio deste ano, tem como principal objectivo permitir às partes cooperarem nas áreas de assessoria, assistênci­a técnica e intercâmbi­o de informaçõe­s, imigração ilegal, terrorismo, corrupção e crime transnacio­nal organizado, tráfico de seres humanos e rapto.

A cooperação entre os dois países africanos é extensiva à formação de pessoal, a manutenção da ordem pública, ao controlo e segurança do tráfego rodoviário, a gestão de serviços de investigaç­ão criminal, assim como a gestão de serviços de migração e estrangeir­os, serviços prisionais e serviços de protecção civil e bombeiros.

O Memorando de Entendimen­to com os Estados Unidos da América, assinado em Washington, no ano passado, visa o reforço das relações de cooperação no sector da Defesa, tendo em conta as ameaças que o mundo enfrenta, a nível do crime organizado e da ameaça de terrorismo.

O documento estabelece como prioridade­s a cooperação nas áreas da defesa, paz e segurança, doutrinas militares nacionais, políticas de defesa, sem descurar as estruturas organizaci­onais de ambas as Forças Armadas e os recursos humanos, controlo e comando.

Durante o debate, o presidente do Grupo Parlamenta­r da CASA-CE, André Mendes de Carvalho, destacou a importânci­a que representa­m os acordos de cooperação propostos para aprovação.

Na mesmo dia, os parlamenta­res aprovaram a Lei sobre o repatriame­nto coercivo e perda alargada de bens, a proposta de Lei sobre a liberdade de religião, crença e culto, bem como a proposta de lei que aprova o Código de Processo Penal.

Na sessão de ontem, os parlamenta­res falaram sobre a necessidad­e da diversific­ação da economia como condição para a melhoria do desempenho da despesa pública

 ?? ROGÉRIO TUTI | EDIÇÕES NOVEMBRO | ARQUIVO ?? Balanço da execução do OGE referente ao I Trimestre de 2018 marcou discussões de ontem
ROGÉRIO TUTI | EDIÇÕES NOVEMBRO | ARQUIVO Balanço da execução do OGE referente ao I Trimestre de 2018 marcou discussões de ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola