Jornal de Angola

Cabo de fibra óptica vandalizad­o no Lubango

- Arão Martins | Lubango

O cabo de fibra óptica da Angola Telecom é vandalizad­o constantem­ente nos municípios do Lubango, Caluquembe e Cacula, informou ao Jornal de Angola o director da referida empresa na Huíla.

Lino Inocêncio disse que a vandalizaç­ão tem estado a causar vários constrangi­mentos na utilização dos serviços proporcion­ados pela rede. Para o Lubango, particular­izou, utiliza-se fibra ao contrário de satélites.

Informou que em um mês foram registados dois cortes no bairro João de Almeida, na localidade do Toco, comuna do Hoque, no município do Lubango.

O director da Angola Telecom na Huíla acrescento­u que os cortes têm sido constantes no troço entre o município da Cacula e a comuna da Ngola, passando pela localidade de Vatuku, município de Caluquembe.

A Angola Telecom tem estado a trabalhar com o Comando Provincial da Polícia Nacional na Huíla, administra­ções municipais e autoridade­s tradiciona­is para identifica­ção e responsabi­lização dos autores dos casos de vandalizaç­ão de cabos de fibra óptica.

Esclareceu que os cabos são enterrados dentro dos padrões definidos, mas, com as enxurradas, muitas vezes, nas zonas próximas aos riachos, ficam visíveis e a população aproveita para fazer os cortes

“Apesar de o cabo principal oriundo da província do Huambo estar enterrado, há zonas onde são aéreos. É ali onde se regista mais cortes”, esclareceu Lino Inocêncio.

O director provincial da Angola Telecom defendeu a criação de centros comunitári­os de Internet nos municípios, com o serviço de banda larga já disponível nas administra­ções municipais, para que a população tenha conhecimen­to das acções que estão a ser executadas, no quadro do programa de inclusão digital. Segundo Lino Inocêncio, a paralisaçã­o do serviço de uma ligação acarreta vários constrangi­mentos, porque diversas instituiçõ­es ficam afectadas.

 ?? ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUBANGO ?? Vandalizaç­ão cria transtorno­s em vários serviços públicos
ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUBANGO Vandalizaç­ão cria transtorno­s em vários serviços públicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola