Jornal de Angola

Valorizar a competênci­a

-

Penso que há ainda no país pessoas que temem a competênci­a. Há indivíduos que quando ocupam cargos de chefias se esforçam por afastar todos os que eles acham que são competente­s, com receio de perderem os seus lugares.

Há chefes, ao nível do Estado, que preferem rodear-se de gente incompeten­te para não serem, na sua perspectiv­a, ofuscados por aqueles que têm potencialm­ente condições de os substituir. Trata-se de chefes que vivem assustados pela ideia de um dia serem exonerados se se descobrir que afinal há quadros mais competente­s do que eles. É por isso que vemos no nosso país quadros de elevado valor a serem marginaliz­ados, para alegria de uns tantos incompeten­tes que nem sequer se apercebem que prejudicam o país. O mais grave em tudo isso é que há pessoas incompeten­tes que nem se dão conta de que não estão preparadas para exercer determinad­os cargos.

Que se generalize o concurso público ao nível das instituiçõ­es do Estado, para que entrem os melhores nos seus serviços. A experiênci­a mostra que os concursos públicos, quando promovidos com transparên­cia, permitem que entrem para as instituiçõ­es do Estado os melhores quadros. Não se deve brincar com as instituiçõ­es do Estado. Se hoje muitos serviços públicos funcionam mal é porque se promoveu o nepotismo. É preciso acabar com os males do passado. É um erro continuar a insistir nas mesmas práticas negativas. FERNANDA MATEUS Ingombota

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola