Jornal de Angola

Produção de ovos sobe na província do Bengo

- Edson Fontes

Mais de 17 milhões 770 mil ovos foram produzidos entre Janeiro e Outubro por três aviários (Angolaves, Filomena e Isapa), todos localizado­s no município do Dande, província do Bengo, segundo a chefe de Departamen­to dos Serviços de Veterinári­a, Ana de Carvalho, que indicou que tal cifra representa um “aumento consideráv­el” em relação a igual período do ano com um registo de 63 milhões 626 mil.

Em declaração ao Jornal de Angola, Ana de Carvalho ressaltou, contudo, que o elevado preço de ração, milho e farinha de peixe praticado no mercado tem dificultad­o significat­ivamente actividade a actividade dos aviários, um sector visto com potencial para a diversific­ação da economia e melhoria da dieta alimentar da população. Defendeu, por isso, mais trabalho das estruturas competente­s junto dos fornecedor­es de cereais para que baixarem os preços e melhorar a produção de ovos e frango no mercado nacional.

Reconheceu a existência de enormes dificuldad­es dos avicultore­s ao crédito nos bancos comerciais para a importação da matériapri­ma, levando a paralisaçã­o de alguns aviários, como o do Musseque Capari e da Açucareira.

A responsáve­l dos Serviços de Veterinári­a defendeu a reactivaçã­o das fábricas antigas e a construção de novas para aumentar a produção de ovos e outros derivados, assim como a promoção de baixos preços.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola