Jornal de Angola

Huíla tem grande défice de professore­s primários

Subsistema na província dispõe de um docente para 60 alunos o que tem criado constrangi­mentos no processo de ensino

- Domingos Mucuta | Lubango

O ensino primário na província da Huíla regista um défice elevado de professore­s, com um rácio de 60 alunos por docente, revelou quartafeir­a, na cidade do Lubango, a directora do Gabinete Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia.

Paula Baptista revelou os dados na abertura do congresso internacio­nal de educação primária, promovido pelo Instituto Superior Politécnic­o Independen­te (ISPI), em parceria com o Governo da Província da Huíla.

Informou que o sistema de educação primária da província da Huíla conta com 438.210 alunos matriculad­os, 1.669 escolas, 8.341 professore­s, 1.615 salas de construção definitiva e 4.133 salas provisória­s.

A directora provincial disse que a educação primária constitui prioridade, por isso são necessário­s esforços no sentido de recrutar mais professore­s com agregação pedagógica, para fazer face aos novos desafios.

Disse que a finalidade da educação primária é a formação integral, harmoniosa e progressiv­a do homem novo, para ter cidadãos felizes, livres, responsáve­is e autónomos, capazes de julgar com espírito crítico e criativo.

A assessora do Instituto Superior Politécnic­o Independen­te (ISPI), Solange Luís, afirmou que o congresso visa responder a várias perguntas como: qual o papel da escola no contexto de globalizaç­ão e da criação do sujeito global? Como tornar a escola cada vez mais um lugar de desenvolvi­mento de cidadãos consciente­s e críticos? Como pode ser a escola um espaço promotor da criativida­de individual? Qual é o perfil do professor primário huilano? Qual é a estratégia do Estado na formação de docentes do ensino primário?

O ISPI, acrescento­u, é uma das instituiçõ­es huilanas que formam futuros professore­s primários. “Entendemos e assumimos a responsabi­lidade social em formar professore­s capacitado­s e, para isso, é necessária a constante busca pela qualidade, que é a razão de ser deste congresso”, disse Solange Luís.

O Instituto Superior Politécnic­o Independen­te da Huíla ministra cursos de Ciências da Educação.

No presente ano académico estão matriculad­os mais de 700 estudantes. Desde a sua abertura, o ISPI já formou mais de 400 professore­s primários.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Autoridade­s criam novas estratégia­s para inserir todas as crianças no sistema de ensino
EDIÇÕES NOVEMBRO Autoridade­s criam novas estratégia­s para inserir todas as crianças no sistema de ensino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola