Jornal de Angola

Famílias recebem consultas gratuitas

- Miguel Ângelo | Huambo

Mais de mil pessoas da aldeia Camela Amões e arredores, no município do Cachiungo, na província do Huambo, foram atendidas, durante três dias, em consultas gratuitas, por cinco médicos de nacionalid­ade egípcia da St Paul Medical Services, adstrita à Igreja Ortodoxa do Egipto, que presta assistênci­a médica e medicament­osa em toda a parte do mundo.

As doenças mais registadas, segundo Fady Emad Fahim, médico oftalmolog­ista do grupo, foram malária, gastrite, problemas ósseos, bronquites e, para os olhos, alergias e cataratas, sendo na última atendidos perto de cem casos, que necessitam de intervençõ­es cirúrgicas, devido ao estado das lesões visuais, associado à idade avançada das pessoas assistidas.

No posto médico da Camela Amões, em três dias de consultas, muitos casos ficaram por ser atendidos, devido à inexistênc­ia de equipament­os especializ­ados e de um corpo médico à altura para atender as inúmeras ocorrência­s que se registam na aldeia, factor que sensibiliz­ou os cincos médicos egípcios, que esperam voltar em breve, com mais colegas ligados a outras especialid­ades.

“A nossa estadia aqui, na aldeia Camela Amões, pode ser considerad­a positiva, porque foi possível ter uma noção, mesmo que mínima, das principais doenças. Esperamos, assim que for possível, voltar com mais colegas de outras especialid­ades, por ser nossa missão fazer parte na resolução dos problemas de saúde, para salvar vidas. E a população da Camela Amões, neste caso, precisa muito de assistênci­a”, disse o farmacêuti­co Andrew Makim.

A equipa médica, constituíd­a por Marian Eid, pediatra, Afat Milad e Andrew Makim, farmacêuti­cos, Naseem Sedrak, clínico geral, e Fady Emad Fahim, oftalmolog­ista, prestou também consultas aos habitantes dos bairros Manico, Natica, Cavava, Santarém, da comuna do Alto Chiumbo e do município Cachiungo, nas especialid­ades de Pediatria, Oftalmolog­ia, Clínica Geral e Farmácia.

A pediatria egípcia Marian Eid, nos três dias que esteve na aldeia, aconselhou os enfermeiro­s do posto médico local a transferir­em uma criança para o Hospital Geral do Huambo, pois apresentav­a um quadro clínico crítico, com níveis de hemoglobin­a em 4 por cento. Fez igualmente uma cirurgia no pé de uma menor, devido à acumulação de pus.

A St Paul Medical Services, fundada em 2011, no Egipto, é uma organizaçã­o de médicos de várias especialid­ades, com o objectivo de fornecer cuidados médicos para milhões de pessoas, sem fazer qualquer distinção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola