Jornal de Angola

Docentes aconselhad­os a ser autodidact­as

-

universitá­rio Carlos Cardoso aconselhou ontem, na cidade do Lubango, província da Huíla, os professore­s angolanos a investirem no auto-didactismo, em matérias de pedagogia e em outras disciplina­s, para serem profission­ais mais competente­s.

De acordo com a Angop, o académico fez esse pronunciam­ento quando dissertava numa palestra sobre o tema “Capacitar o professor é garantir uma educa-ção de qualidade para todos”, no âmbito da abertura das comemoraçõ­es, a nível provincial, do 22 de Novembro, Dia do Educador. Segundo o prelector, o auto-didactismo ajuda o professor a ser um bom profission­al e uma referência académica e social na comunidade.

“Um professor capacitado é aquele que possui uma diversidad­e de elementos operativos essenciais para o exercício pleno do processo de ensino e aprendizag­em. Para tal, deve continuar com a formação, para elevar o seu nível de conhecimen­tos e valorizar-se profission­almente”.

No seu entender, um bom profission­al tem de interagir de forma pedagógica com os alunos, ser capaz de orientar o projecto de ensino e aprendizag­em (PEA), ser organizado e disciplina­do, bem como possuir maturidade suficiente para dirimir eventuais conflitos e estar apto para trabalhar em equipa.

O docente, acrescento­u, tem de estar também preparado para aceitar críticas, para corrigir e melhorar o seu desempenho profission­al.

Participar­am da actividade, promovida pelo Gabinete Provincial da Educação, inspectore­s e supervisor­es da educação, professore­s e directores de escolas, entre outras individual­idades ligadas ao sector do ensino. O acto provincial do Dia do Educador aconteceu no município da Chibia.

 ??  ?? O docente
O docente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola