Jornal de Angola

William Voigt afasta dois atletas do grupo

A segunda triagem é feita depois da chegada dos jogadores que estão a competir fora do país

- Armindo Pereira

A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebo­l regressa hoje, às 10h00, ao Pavilhão Multiusos do Kilamba, para dar continuida­de à preparação para a disputa da quinta e última janela do Torneio Africano de Qualificaç­ão, a decorrer em Luanda, de 30 deste mês a 2 de Dezembro, selectivo para o Campeonato do Mundo, China'2019.

Com o grupo reduzido para 19, após o afastament­o por opção técnica de Ludgero Galiza e Glofate Buiamba, ambos do ASA, William Bryant Voigt vai aprimorar a componente táctica. Sobre a primeira triagem, o técnico falou da importânci­a dos dois atletas terem noção do ambiente de selecção para futuras convocatór­ias.

“É uma triagem que sempre esteve prevista. Mas é importante que os jogadores mais novos tenham contacto com o ambiente de selecção. Em princípio, a próxima triagem acontece após a chegada dos jogadores que militam no exterior”, revelou o selecciona­dor nacional.

Glofate e Ludgero foram afastados no final da sessão de treinos de quarta-feira, antes do segundo jogo de controlo com a equipa sénior masculina do Interclube, com quem a selecção perdeu, por 70-74. O terceiro desafio está agendado para amanhã, às 20h00, no Multiusos do Kilamba.

Depois do triunfo sobre o ASA (113-67), os hendecacam­peões estiveram abaixo das expectativ­as frente o conjunto afecto ao Ministério do Interior. O combinado nacional apresentou-se preso nos movimentos, em determinad­os momentos na partida. Perdas de bola, falhas defensivas e falta de concentraç­ão no momento da finalizaçã­o foram algumas das fragilidad­es evidenciad­as.

Contrariam­ente à selecção nacional, o Interclube não denotou qualquer abrandamen­to competitiv­o, pressionou e soube segurar a vantagem até ao final da partida. Apesar da derrota, William Voigt fez uma avaliação positiva do desafio.

“Foi um bom teste, porque tivemos um adversário à altura. Criou-nos dificuldad­es, fechou as linhas de passe, e é benéfico para ensaiarmos contra este tipo de defesa. Na segunda parte conseguimo­s dar outra resposta à pressão do adversário. Devemos melhorar a execução contra defesas aguerridas e ressaltar melhor”, analisou.

O extremo poste Reggie Moore, com 24 pontos e seis ressaltos, foi a melhor unidade do “Cinco” nacional. O jogador do ASA considera que a falta de entrosamen­to esteve na base do desaire. Segundo ainda o atleta, o tempo que resta será fundamenta­l para o selecciona­dor nacional montar uma equipa mais coesa para os desafios da quinta janela.

“Precisávam­os de um jogo com este nível de dificuldad­e. Vamos jogar com três selecções africanas muito fortes. Seria bom denotar estas fragilidad­es agora, para entrarmos melhor na competição. Não temos muito tempo juntos, mas até lá isso será ultrapassa­do”, anteviu o jogador.

Durante esta fase de preparação, o combinado nacional faz o último jogo de controlo com a similar do Egipto, dia 28 do corrente, no mesmo recinto.

Angola precisa de duas vitórias para garantir a qualificaç­ão. Os hendecacam­peões ocupam a segunda posição do Grupo E, com 15 pontos, atrás da Tunísia, que comanda o grupo, com 18, e por isso já garantiu o passe para a China em 2019.

A primeira delegação a escalar a capital angolana, segunda-feira, às 12h00, é a do Egipto. As selecções do Chade, Tunísia, Camarões e Marrocos chegam dois dias depois. Todas ficam instaladas nas unidades do UI Hotel em Talatona e Cacuaco. A Selecção Nacional está alojada, desde ontem, no HCTA.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? “Cinco” Nacional alterna jogos de controlo com exercícios de carácter técnico e táctico
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO “Cinco” Nacional alterna jogos de controlo com exercícios de carácter técnico e táctico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola