Jornal de Angola

Angola e Portugal: Dívida bilateral está resolvida

-

O Presidente da República anunciou ontem, no Porto, que a dívida bilateral entre os dois países está resolvida.

Falando em conferênci­a de imprensa, no final da assinatura de 13 instrument­os jurídicos de cooperação, no quadro da visita de Estado que efectua a Portugal, João Lourenço esclareceu, no entanto, que “estar resolvida não quer dizer estar 100 por cento liquidada”. “Está resolvida, porque decorre o processo de certificaç­ão das dívidas. Parte delas já está liquidada, mas há outra parte por liquidar. O importante é que, uma vez certificad­a, exista a garantia de que, da parte angolana, liquidemos todas as dívidas”, disse o Presidente João Lourenço.

Na conferênci­a de imprensa conjunta, o Primeiro-Ministro luso, António Costa, garantiu que estão já certificad­os cerca de 200 milhões de euros da dívida de Angola com Portugal e pagos cerca de 100 milhões de euros.

“As autoridade­s angolanas têm feito um esforço muito grande, o que tem contribuíd­o para que haja uma relação de confiança forte”, disse.

O Primeiro-Ministro português anunciou que o seu país tem uma linha de crédito de mil milhões de euros para apoiar empresário­s portuguese­s que pretendem investir em Angola.

António Costa garante que este valor pode beneficiar empresas que ainda não operam em Angola, para o caso de o quiserem fazer, além daquelas que já estão em Angola e queiram fazer novos investimen­tos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola