Jornal de Angola

Justiça militar deve combater nepotismo

- Edna Dala |

Os órgãos de Justiça Militar devem cumprir orientaçõe­s e combater com eficácia o esbanjamen­to, nepotismo e a delinquênc­ia no seio das Forças Armadas Angolanas, defendeu ontem, em Luanda, o ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República.

Pedro Sebastião, que discursava no encerramen­to da semana da Justiça Militar, na sala de conferênci­as do Comando do Exército, sublinhou que o combate também deve ser direcciona­do ao desvio de bens e à corrupção no seio da sociedade em geral.

Durante a cerimónia, testemunha­da pelo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Provedor de Justiça, vice- procurador Geral da República e o chefe do Estado MaiorGener­al das FAA, o ministro Pedro Sebastião disse que os efectivos das FAA devem ser exemplares e afirmarem-se como reserva moral da Nação.

“O corpo de oficiais, a todos os níveis, deve estar na primeira linha de combate contra a corrupção”, afirmou o ministro, para quem os oficiais das Forças Armadas Angolanas devem defender a lei e a ordem, agir com zelo, honestidad­e e saber conviver com civismo.

O ministro Pedro Sebastião defendeu métodos para a prevenção do crime, bem como a formação com vista à modernizaç­ão dos serviços.

"Sem a edificação de uma justiça militar não teria sido possível o desenvolvi­mento e fortalecim­ento das FAA", referiu o ministro de Estado, para quem é indiscutív­el o papel crucial da justiça e do direito militar na edificação, organizaçã­o e funcioname­nto das forças de defesa, segurança e ordem interna.

Direito militar

O ministro de Estado defendeu ainda a harmonizaç­ão do direito militar à nova realidade e lembrou que os órgãos de justiça militar devem prestar maior atenção na elaboração e apresentaç­ão de propostas de novas leis, que visam colmatar as lacunas existentes na ordem jurídica militar, nomeadamen­te a lei penal militar, das carreiras militares, o estatuto dos magistrado­s e demais diplomas legais.

O regime jurídico aplicado às Forças de Defesa e Segurança deve ser adequado, proporcion­al, e justo, concluiu o ministro.

Durante a cerimónia foram homenagead­as várias personalid­ades que dedicaram a vida em prol da justiça no país. Foram distinguid­os com medalhas o juiz jubilado Augusto Carneiro e o juiz conselheir­o presidente jubilado do Tribunal Supremo, Cristiano André.

O actual Procurador Geral da República, Hélder Pitra Grós, e o ex-chefe do Estado Maior-General das FAA, Geraldo Sachipengo “Nunda”, e demais funcionári­os do Tribunal Supremo Militar também foram distinguid­os.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola