Jornal de Angola

Província de Tijuana em crise humanitári­a

-

O presidente da câmara de Tijuana, Juan Manuel Gastélum, declarou quinta-feira o estado de crise humanitári­a nesta cidade mexicana diante da necessidad­e de recursos para atender aos milhares de integrante­s da caravana de migrantes da América Central.

“Não vou compromete­r os serviços públicos, não vou gastar o dinheiro dos tijuanense­s, não vou dever a Tijuana porque não fizemos isso nestes dois anos”, disse o autarca sobre a situação na cidade desde a chegada dos migrantes que tentam entrar nos Estados Unidos.

Gastélum afirmou que o custo da atenção aos migrantes, pouco mais de quatro mil chegados desde a semana passada, “ascende a mais de 500 mil pesos (24.800 dólares)”. Por isso, o autarca anunciou que vai pedir assistênci­a humanitári­a ao Governo federal e a entidades internacio­nais.

Nesse sentido, criticou a Secretaria do Governo do México por ter deixado Tijuana “sozinha” na questão da caravana, quando as leis assinalam que este órgão era responsáve­l por abordar a situação desde o princípio.

Na semana anterior, Gastélum, do partido conservado­r Acção Nacional, emitiu mensagens xenófobas e racistas contra os migrantes e declarou que “Tijuana é uma cidade de migrantes, mas não os queremos desta maneira”. As autoridade­s informaram que 108 pessoas de origem centro-americana foram detidas, 104 das quais receberam sanções administra­tivas, e quatro foram apresentad­as à justiça por crimes de roubo e desacato à autoridade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola