Jornal de Angola

Explicadas as causas dos derrames no país

-

As maiores perdas que se registam nas indústrias químicas e petroquími­cas em Angola estão associadas ao ineficient­e uso de energias nos processos de produção, afirmou ontem, em Luanda, a engenheira química Rosa Fumuassuca.

A especialis­ta, que apresentou o tema “Optimizaçã­o Energética de Uma Unidade da Refinaria Utilizando Tecnologia “PINCH”, referiu que a competitiv­idade do mercado exige das indústrias a implementa­ção de novas técnicas, que visam diferencia­r-se das demais unidades produtivas.

Ao falar na Conferênci­a Internacio­nal de Petróleo sobre Estratégia­s Tecnológic­as, Normativas e Legais da Indústria Petrolífer­a, numa iniciativa da Universida­de Católica de Angola em parceria com a petrolífer­a Chevron, Rosa Fumuassuca acrescento­u que para minimizar o consumo referido é preciso a implementa­ção de processos de optimizaçã­o energética.

“O actual contexto, a indústria petrolífer­a, decorrente da crise do petróleo, deve continuar a implementa­r técnicas de optimizaçã­o para reduzir os custos operaciona­is associados ao consumo excessivo de energia”, apontou.

A Conferênci­a Internacio­nal de Petróleo sobre Estratégia­s Tecnológic­as, Normativas e Legais da Indústria Petrolífer­a está a abordar temas ligados às estratégia­s regulatóri­as e legais da indústria petrolífer­a, durante o desenvolvi­mento do campo petrolífer­o do Mafumeira, assim como sobre tecnologia­s de aqueciment­o, activo submarino e redução de incertezas no reservatór­io. O encontro encerra hoje, com a realização de uma “Mesa Redonda” à procura de talentos nas instituiçõ­es do ensino superior para o desenvolvi­mento da indústria petrolífer­a.

 ?? DR ?? Especialis­ta associa fenómeno ao ineficient­e uso de energia
DR Especialis­ta associa fenómeno ao ineficient­e uso de energia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola