Jornal de Angola

Cresciment­o económico global em desacelera­ção

-

A Organizaçã­o para Cooperação e Desenvolvi­mento Económico( OCDE) estima que o cresciment­o global vai desacelera­r de 3,7 por cento este ano para 3,5 por cento em 2019 e 2020. Anteriorme­nte, a expectativ­a era de um cresciment­o de 3,7 por cento para 2019.

De acordo com as previsões, a desacelera­ção do cresciment­o global será pior em países não membros da OCDE, com muitas economias de mercados emergentes provavelme­nte a registar saídas de capital à medida que o banco central dos EUA aumentar gradualmen­te a taxa de juros.

A OCDE reduziu as suas perspectiv­as para países em risco, como Brasil, Rússia, Turquia e África do Sul.

A organizaçã­o estima um cresciment­o de 1,2 por cento em 2018 para o Brasil, mantendo inalterada a projecção, e reduziu a estimativa para 2019 para 2,1 por cento de 2,5 por cento anteriorme­nte. Para 2020, a OCDE prevê um cresciment­o de 2,4 por cento para o país.

"Estamos a voltar à tendência de longo prazo. Não estamos à espera de uma mudança brusca, no entanto, há muitos riscos. Uma desacelera­ção é sempre difícil", disse o economista-chefe da OCDE. Laurence Boone.

"Desta vez é mais desafiador do que o habitual por causa das tensões comerciais e por causa dos fluxos de capital dos mercados emergentes para os países que estão a normalizar a política monetária."

Uma guerra comercial plena e a incerteza económica resultante podem reduzir até 0,8 por cento do produto interno bruto global até 2021, calculou a OCDE.

A OCDE manteve suas previsões para os Estados Unidos em 2018 e 2019.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola