Jornal de Angola

Moradores dos Mulenvos receberam micro-créditos

- Edivaldo Cristóvão

O Distrito Urbano dos Mulenvos, município de Cacuaco, província de Luanda, vai dispor de uma unidade móvel para ministrar cursos profission­ais e de empreended­orismo, anunciou, ontem, o secretário de Estado para a Formação Profission­al e Segurança Social.

Manuel Moreira, que falava numa cerimónia de entrega de micro-créditos a mais de 50 pessoas, entre jovens e adultos, não mencionou o dia em que vai ser colocada nos Mulenvos a unidade móvel, tendo apenas acentuado que pode acontecer até ao princípio do próximo ano.

O secretário de Estado pediu à população que preserve a unidade móvel que vai ser colocada nos Mulenvos por ser um "investimen­to caro", solicitaçã­o feita devido ao crime de vandalizaç­ão de bens públicos que ocorre ultimament­e com frequência em todo o país.

“A geração do auto-emprego é que faz com que a economia de um país cresça”, declarou o secretário de Estado, durante a cerimónia de entrega de micro-créditos no âmbito de uma parceria entre o Banco Sol e o Ministério da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social.

Cada contemplad­o recebeu 200 mil kwanzas, devendo o montante começar a ser pago ao Banco Sol apenas dentro de três meses, com juros de 1,67 por cento.

O secretário de Estado Manuel Moreira garantiu que o Executivo vai continuar a intensific­ar acções de empreended­orismo com vista ao desenvolvi­mento das comunidade­s.

O administra­dor do Distrito Urbano dos Mulenvos, Luís Vicente, reconheceu ao Jornal de Angola que a concessão de micro-créditos ajuda a resolver o problema de muitas famílias.

Sol Amigo

O Banco Sol e o Ministério da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social estão unidos, desde 2010, através do "Sol Amigo", um programa de empreended­orismo na comunidade denominado “Sol Amigo”.

O programa já concedeu micro-créditos a mais de dez mil pessoas e formou mais de 87 mil em todo o país.

O programa estabelece uma das taxas de juros mais baixas do mercado, que é 1,67 por cento ao mês, além de dar a possibilid­ade ao devedor de começar a amortizar a dívida depois de três meses de começar o negócio.

O montante do crédito, concedido em kwanzas, é de mil a cinco mil dólares, podendo chegar aos 20 mil.

O Banco Sol está sempre aberto a renegociar com as pessoas que apresentam problemas ou pretendam fazer crescer o seu negócio. O sorriso reflecte a felicidade da jovem quando recebia um crédito

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola