Jornal de Angola

Presidente dissolve Executivo e começa a ouvir os partidos

-

O Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, demitiu quinta-feira ao fim da tarde o XVI Governo Constituci­onal, liderado por Patrice Trovoada, segundo um decreto presidenci­al divulgado ontem.

No decreto presidenci­al, é referido que até à nomeação e posse do novo Governo, o actual manter-se-á em exercício, limitando-se contudo à prática de actos “estritamen­te necessário­s à gestão corrente dos negócios públicos e administra­ção ordinária.”

Evaristo Carvalho justificou a sua decisão com o fim da XI legislatur­a assinalada ontem com a tomada de posse dos deputados eleitos para a Assembleia Nacional, em resultado das eleições legislativ­as realizadas a 7 de Outubro.

Uma nota da Presidênci­a da República são-tomense deu conta de que o Chefe de Estado recebeu ontem e receberá hoje os partidos políticos para discutirem a formação do próximo executivo.

A nota não dá indicações sobre o critério das audiências, mas uma fonte partidária disse à Lusa que Evaristo Carvalho recebeu ontem, em separado, os partidos Acção Democrátic­a Independen­te (ADI), vencedor das eleições com maioria simples de 25 dos 55 deputados da Assembleia Nacional, e o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe Partido Social Democrata (MLSTP-PSD).

Na anterior legislatur­a, a ADI tinha maioria absoluta no Parlamento, com 33 deputados, tendo o seu Governo sido o único a conseguir levar até ao fim o mandato de quatro anos.

O MLSTP-PSD foi o segundo partido mais votado nas eleições legislativ­as de 7 de Outubro, obtendo 23 assentos, tendo assinado um acordo de incidência parlamenta­r e para a formação do Governo com a coligação PCD-UDDMDFM, que obteve cinco assentos. As duas formações políticas conseguem assim uma maioria absoluta de 28 deputados.

Hoje, o Presidente da República recebe a coligação PCD-UDD-MDFM para anunciar a sua decisão sobre quem indigitará como primeiromi­nistro.

 ?? DR ?? Evaristo Carvalho anuncia em breve o novo primeiro-ministro
DR Evaristo Carvalho anuncia em breve o novo primeiro-ministro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola