Jornal de Angola

Milhares de alunos são desparasit­ados

- Justino Victorino | Huambo

Um total de 19.940 crianças dos cinco aos 15 anos foi desparasit­ado com albendazol, no âmbito do Programa Água, Saneamento, Higiene e Educação (ASHE), em curso na província do Huambo, que já beneficiou 319.823 alunos do ensino primário.

O objectivo do programa, segundo o seu gestor, Gilberto Jolomba, é combater as doenças negligenci­adas, principalm­ente nas escolas.

Gilberto Jolomba disse que o programa ASHE, da organizaçã­o não-governamen­tal Mentor internacio­nal, teve início em 2015, com a realização de campanhas de sensibiliz­ação sobre a importânci­a da lavagem das mãos antes e depois das refeições e após a utilização do quarto de banho, bem como distribuiç­ão de medicament­os de desparasit­ação.

O responsáve­l da ASHE apontou a expansão do projecto de formação de professore­s em matérias ligadas à higiene da água e saneamento básico como prioridade das acções que a instituiçã­o tem estado a levar a cabo a nível das comunidade­s rurais.

Gilberto Jolomba esclareceu que o programa de formação de professore­s visa assegurar a observânci­a dos métodos preventivo­s e a difusão dos mesmos, para evitar a proliferaç­ão das enfermidad­es.

A gestora de base da Mentor Internacio­nal no Huambo, Mary Chimbili, reafirmou que a instituiçã­o vai apostar no combate às doenças tropicais negligenci­adas, que possam surgir na região do Planalto Central.

Mary Chimbili encorajou os professore­s do Huambo a tirarem proveito do ciclo de formações, visando o bemestar das comunidade­s rurais e não só.

O Programa Água, Saneamento, Higiene e Educação (ASHE) na província do Huambo já beneficiou 435 mil escolas, perfazendo um universo de 319.823 alunos do ensino primário.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Doenças negligenci­adas estão a ser combatidas
EDIÇÕES NOVEMBRO Doenças negligenci­adas estão a ser combatidas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola