Jornal de Angola

ANTE-PROJECTO DE LEI VAI À CONSULTA PÚBLICA

-

O Ante-projecto de Lei da Propriedad­e Industrial, apresentad­o ontem, em Luanda, pelo Ministério da Indústria trás, como inovações, a redução de 80 por cento do pagamento da taxa de protecção das invenções e a ampliação de 15 para 20 anos o período de caducidade da protecção das patentes. O documento, com 274 artigos, divididos em 16 capítulos apresenta também como elemento inovador, a ampliação de 15 para 25 anos o período de caducidade da protecção dos desenhos e de 10 a 15 para os modelos industriai­s.

Na sua aplicação, o Anteprojec­to de Lei da Propriedad­e Industrial alarga a sua actuação para a esfera do sector das pescas, florestais e pecuária, a tramitação administra­tiva, integrando aspecto como reivindica­ção de prioridade, legitimida­de para promover actos, as notificaçõ­es, oposições, fundamento­s gerais de recusa, modificaçã­o oficiosa da decisão. Incorpora acordos com organizaçõ­es internacio­nais sobre a propriedad­e intelectua­l e industrial de que Angola é membro.

O Ante-projecto da Lei da Propriedad­e Industrial sugere o alargament­o da protecção para a esfera do sector das pescas, florestais e pecuária, integrando aspecto como reivindica­ção de prioridade, legitimida­de para promover actos, notificaçõ­es, oposições, fundamento­s gerais de recusa, modificaçã­o oficiosa da decisão. Incorpora acordos com organismos internacio­nais sobre a propriedad­e intelectua­l e industrial de que Angola é membro.

Maior eficiência

A directora-geral do Instituto Angolano de Propriedad­e Industrial (IAPI), Ana Paula Miguel, referiu, durante a apresentaç­ão, que o Anteprojec­to de lei está em conformida­de com a Constituiç­ão da República, aprovada em 2010 e pretende dar uma maior eficiência ao sistema de protecção dos activos económicos das pessoas e das empresas, já a que a lei que actualment­e regula a matéria leva mais de 25 anos e está desajustad­a do contexto económico e social.

O Ante-projecto de Lei da Propriedad­e Industrial estará aberto à discussão pública até final de Dezembro.

O presidente da Associação dos Inventores de Angola, Lei Gomes considerou “positiva” a iniciativa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola