Jornal de Angola

Ilha do Cabo em festa

-

Os habitantes da Ilha do Cabo, em Luanda, estão em festa desde ontem, mantendo assim uma tradição que já tem 39 anos. A Festa de Nossa do Cabo movimenta até ao último dia os habitantes locais. À semelhança das edições anteriores, o programa deste ano incluiu uma exposição de artesanato e a exibição do grupo carnavales­co União Mundo da Ilha.

O programa contempla ainda a realização de uma missa na Igreja de Nossa Senhora do Cabo, uma procissão marítima e bailes.

A Ilha do Cabo, com sete quilómetro­s de compriment­o, é o local de diversão de muitos habitantes de Luanda, por dispor de uma grande variedade de equipament­os turísticos.

O grupo União Mundo da Ilha, fundado em 1968, é um dos grupos carnavales­cos mais antigos da província de Luanda. O grupo é detentor do maior número de títulos do Carnaval de Luanda e usa nos seus números danças populares como a varina e o semba. Tem na sua constituiç­ão mais de duas mil pessoas, entre pescadores, quitandeir­as e peixeiras.

A Igreja de Nossa Senhora do Cabo é a primeira erguida pelos portuguese­s em Angola. Os habitantes originais da Ilha do Cabo são os Axiluanda, um subgrupo dos Ambundu.

Os seus descendent­es guardam até hoje alguns hábitos e costumes. A Ilha do Cabo faz parte do distrito urbano da Ingombota.

 ?? DR ?? Várias actividade­s vão ser realizadas até amanhã na festa da Ilha
DR Várias actividade­s vão ser realizadas até amanhã na festa da Ilha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola