Jornal de Angola

Angola e África do Sul promovem negócios

- Madalena José

A Agência de Investimen­to Privado e Promoção das Exportaçõe­s (AIPEX) e a Câmara de Comércio e Indústria Angola/-África do Sul (CACIAAS) assinaram ontem, em Luanda, um acordo de cooperação que visa dinamizar o processo de captação de investimen­to e promoção de negócios entre os dois países.

O convénio visa ainda a troca regular de informaçõe­s relevantes sobre a actividade de cada uma das organizaçõ­es, nomeadamen­te no que respeita à negociação e assinatura de linhas de crédito e de seguros de crédito, bem como de pacotes de financiame­ntos institucio­nais, bancários e empresaria­is.

O acordo tem ainda como objectivo o reforço das capacidade­s institucio­nais das duas organizaçõ­es, visando assegurar maior competitiv­idade, transparên­cia e prestação de contas nas relações comerciais e financeira­s que envolvam operadores dos países.

Pela AIPEX assinou o convénio a administra­dora Cláudia Gonçalves Pedro, e pela Câmara de Comércio Indústria Angola - África do Sul, o secretário-geral, Helberto Xá-Kimona Agostinho.

O momento serviu também para se fazer o balanço do primeiro ano de existência da CACIAAS.

O ministro do Comércio, Joffre Van-Dúnem, que assistiu ao acto, sublinhou que Angola está a viver um momento de reformas, busca da diversific­ação da economia e da melhoria do ambiente de negócios.

Os sul-africanos estão interessad­os em investir nos ramos da Saúde, Educação, Transporte­s, Comunicaçã­o, Energia e Águas, Construção, Indústria e Minas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola