Jornal de Angola

UE mantém as sanções contra personalid­ades

-

O Conselho da União Europeia (UE) decidiu prorrogar, até Outubro de 2019, as sanções contra quatro personalid­ades burundesas.

As sanções consistem na proibição de entrada no território da UE e no congelamen­to dos haveres em bancos nos Estados-membros, anunciou um comunicado oficial europeu enviado à imprensa.

As personalid­ades abrangidas pelas sanções membros dos Imboneraku­re, a milícia governamen­tal, cujas acções são considerad­as como compromete­doras da democracia e criadoras de obstáculo à busca de uma solução política para a crise burundesa, sublinha o comunicado.Essas acções são, nomeadamen­te , actos de todo tipo de violência, de repressão ou de incitação à violência bem como actividade­s que constituem violações graves dos direitos humanos, precisa o comunicado comunitári­o.

Para a União Europeia, a ausência de progresso no que diz respeito às personalid­ades envolvidas justifica a prorrogaçã­o das sanções contra si. “A União Europeia continua muito preocupada com a situação dos direitos humanos no Burundi, que mina qualquer iniciativa de Reconcilia­ção, de Paz e de Justiça, revelando em particular a persistênc­ia de execuções extrajudic­iais e de detenções arbitrária­s”, sublinha o mesmo comunicado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola