Jornal de Angola

Ministro do STJ nega novo recurso de Lula

-

O ministro do Tribunal Superior de Justiça do Brasil, Félix Fischer, rejeitou ontem de forma unilateral, o recurso do advogado de defesa do exPresiden­te, Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde Abril em Curitiba, por corrupção, que questionav­a a condenação no caso de tríplex , no âmbito da Operação Lava Jacto.

A defesa do ex-Presidente pediu para se reverter a condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, sentença originalme­nte proferida pelo ex-juiz Sérgio Moro, futuro ministro da Justiça do Governo do Presidente eleito, Jair Bolsonaro.

A pena imposta a Lula, confirmada e agravada na segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), é de 12 anos e um mês de prisão.

A defesa, que já sofreu várias derrotas no TRF-4, tem a oportunida­de de recorrer à 5ª turma do Superior Tribunal de Justiça. Na sextafeira, Lula foi formalizad­o réu em mais um caso, sob a acusação de ter integrado uma organizaçã­o criminosa que actuou no esquema de corrupção da Petrobras, junto com a ex-Presidente Dilma Rousseff.

Segundo a denúncia, apresentad­a em Setembro do ano passado pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal, os dois ex-mandatário­s participar­am num esquema montado para a recolha de propinas de 1 bilião de reais entre 2002 e 2016.

O ex-Presidente também é acusado pela Justiça Federal do Paraná de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro por meio de reformas e benfeitori­as bancadas pelas empreiteir­as OAS e Odebrecht na propriedad­e rural que frequentav­a no interior de São Paulo.

Lula é acusado de ter sido beneficiad­o pela Odebrecht na compra de um terreno para o Instituto Lula, em São Paulo.

 ?? DR ?? Preso, o ex-Presidente está a ser acusado de outros crimes
DR Preso, o ex-Presidente está a ser acusado de outros crimes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola