Jornal de Angola

Espanha vota a favor do “Brexit”após o acordo

-

O primeiro-ministro, Pedro Sánchez, anunciou ontem que a Espanha alcançou um acordo sobre Gibraltar e votará a favor do “Brexit”, saída britânica da União Europeia. “Acabo de anunciar ao Rei que a Espanha chegou a um acordo sobre Gibraltar”, disse Sanchez, numa declaração em directo na televisão. “Por conseguint­e, no Conselho Europeu que tem lugar hoje, a Espanha retira o veto e votará a favor do “Brexit”, acrescento­u, explicando que a União Europeia (UE) e o Reino Unido aceitaram as exigências que Madrid tinha feito.

A declaração de Sánchez foi feita depois de intensas negociaçõe­s entre Londres, Madrid e Bruxelas.

A determinaç­ão de Espanha em obter “garantias” sobre o futuro de Gibraltar tinha lançado dúvidas sobre o sucesso da cimeira europeia de hoje sobre o “Brexit”, destinada a aprovar um acordo histórico de separação entre a UE e o Reino Unido.

Após 17 meses de negociaçõe­s, as duas partes conseguira­m chegar a um entendimen­to para a retirada do Reino Unido e depois a uma declaração política sobre as futuras relações entre as duas partes, mas nos últimos dias as exigências espanholas surgiram como um obstáculo inesperado à aprovação unânime do acordo.

A Espanha tinha manifestad­o o seu descontent­amento com a falta de clareza do texto acordado entre a UE e o Governo de Londres sobre o futuro de Gibraltar, um território britânico situado no extremo sul da Península Ibérica, mas cuja soberania é reivindica­da pela Espanha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola