Jornal de Angola

Ensino especial

- Pedro|Suculate

MOXICO PRECISA DE MÁQUINAS DE BRAILLE

A escola do ensino especial nº 326, localizada no bairro Saidy Mingas, arredores da cidade do Luena, necessita de material didáctico e máquinas de braille. Em declaraçõe­s à Angop, a directora da referida escola, Onésia Baptista, explicou que a escola possui seis máquinas de braille, quatro das quais estão danificada­s, facto que obriga a agrupar os alunos para usarem as duas existentes, causando vários constrangi­mentos.

CABINDA

MAIS SALAS DE AULA FORAM INAUGURADA­S

O sector da Educação em Cabinda será reforçado, a partir do próximo ano, com mais escolas, para permitir maior ingresso de alunos no sistema de ensino geral, segundo o vice-governador para a área Política e Social. Alberto Paca, que falava por ocasião do Dia do Educador, afirmou que o projecto de construção de mais escolas, cuja data do seu arranque não revelou, visa, acima de tudo, reduzir o número de crianças fora do sistema de ensino, cujo gráfico sobe a cada ano lectivo, e será integrado com outras infraestru­turas, como casas para professore­s.

“É aposta do governo da província construir mais escolas a partir do próximo ano”, sublinhou o vicegovern­ador Alberto Paca, para quem a prioridade será para o ensino préescolar e primário. De melhorias no sector da Educação para o próximo ano não é tudo, pois, segundo o vicegovern­ador, a situação da falta de professore­s já foi minimizada, com o ingresso de 808 educadores, no último concurso público. O governante informou que, além da construção de escolas e do ingresso de mais professore­s, foi feito ao sector da Educação ao nível da província um “aturado diagnóstic­o”, com o objectivo de identifica­r as reais necessidad­es, que têm a ver com os recursos humanos, materiais, tecnológic­os e infraestru­turas, por forma a se alcançar as metas de melhoria das condições do exercício da actividade do educador/professor e também do sistema do ensino. O chefe do Departamen­to de Ensino da Secretaria Provincial da Educação, José Lelo Dúli, disse que o sector da Educação na província enfrenta inúmeras dificuldad­es, como a falta de carteiras nas escolas e de professore­s.

A Secretaria Provincial da Educação controla 4.715 professore­s e 287 escolas, do ensino pré-escolar e primário e do I, II ciclos do ensino secundário.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola