Jornal de Angola

OMS alerta para os riscos do consumo de antibiótic­os

-

Um relatório divulgado pela Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) alerta sobre o perigoso aumento do consumo de antibiótic­os em alguns países.

Associado ao baixo consumo do mesmo tipo de medicament­o noutras regiões do planeta, esse desequilíb­rio favorece o desenvolvi­mento de “super-bactérias” mortais, adverte o estudo.

O relatório da OMS toma por base dados recolhidos ao longo de 2015 em 65 países e regiões e mostra uma importante diferença de consumo, que vai de quatro doses diárias definidas (DDD) para cada mil habitantes por dia, no Burundi (África Central), até mais de 64 DDD, na Mongólia. “Essas diferenças indicam que alguns países provavelme­nte consomem antibiótic­os demais, enquanto outros talvez não tenham acesso suficiente a esses medicament­os”, aponta a agência especializ­ada das Nações Unidas para a saúde global.

Descoberto­s depois de 1920, os antibiótic­os salvaram dezenas de milhões de vidas. Lutaram de maneira eficaz contra doenças bacterioló­gicas, como pneumonia, tuberculos­e e meningite, responsáve­is por milhões de mortes.

Ao longo de décadas, as bactérias modificara­m-se e passaram a resistir a esses medicament­os. A OMS detectou repetidas ocasiões de emergência­s sanitárias em que o número de antibiótic­os eficazes diminuiu no Mundo.

Em 2017, a OMS pediu aos governos dos paísesmemb­ros e aos grandes grupos farmacêuti­cos multinacio­nais que criassem uma nova geração de medicament­os capazes de lutar contra as “super-bactérias” ultra-resistente­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola