Jornal de Angola

O incidente

-

A conferênci­a de imprensa ia a meio quando a jornalista da TSF perguntou ao Presidente João Lourenço se o Governo angolano pensa reparar as famílias afectadas pelo “27 de Maio”. Antes mesmo de o Presidente responder, a jovem, que se identifico­u como órfã do trágico acontecime­nto, interrompe­u a jornalista para ler um poema do pai, Adelino António Ribeiro dos Santos (Betinho), alegadamen­te assassinad­o na ocasião.

Apesar da inoportuna interrupçã­o, o Presidente João Lourenço ouviu a cidadã angolana enquanto falava sobre o pai, pediu mesmo a assessores que a deixassem falar, mas não a deixou ler o poema por respeito aos jornalista­s presentes.

Ainda assim, o Presidente João Lourenço respondeu à questão e disse que “o 27 de Maio é um dossier delicado, porque naquela ocasião Angola perdeu alguns dos seus melhores filhos” e que o “Estado angolano já reconheceu em diversas ocasiões, a última das quais muito recentemen­te”. O Presidente referia-se ao pronunciam­ento recentemen­te feito pelo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, na Assembleia Nacional, onde reconheceu ter havido “excessos por parte do Governo, naquela altura”. “Estamos abertos ao diálogo, para ver como se pode reparar as feridas profundas que ficaram nos corações de muitas famílias, por causa destes tristes acontecime­ntos”, concluiu o Presidente.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola