Jornal de Angola

Produtores africanos discutem estratégia­s

A queda do preço do petróleo no mercado internacio­nal tornou inviável muitos projectos na indústria petrolífer­a e conduziu a uma redução substancia­l da actividade

- Madalena José

Os Países Produtores de Petróleo em África estão reunidos desde ontem, em Luanda, para discutirem estratégia­s comuns.

A Organizaçã­o dos Países Produtores de Petróleo em África (APPO) está reunida desde ontem, em Luanda, para discutir e trocar experiênci­as sobre implementa­ção, políticas e produção de conteúdos locais no sector do petróleo.

O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Frederico Cardoso, que fez a abertura do encontro, lembrou que a queda do preço do petróleo no mercado internacio­nal tornou inviável muito projectos na indústria petrolífer­a e conduziu a uma redução substancia­l da actividade em muitas empresas fornecedor­as de bens e equipament­os e serviços de apoio à indústria petrolífer­a.

Frederico Cardoso, que falava em representa­ção do Presidente da República, disse que, em Angola, a situação provocou despedimen­tos massivos, num sector que representa cerca de 35 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) e mais de 90 por cento das exportaçõe­s.

Para fazer face à crise, segundo o ministro de Estado, o Executivo aprovou um conjunto de medidas de carácter macroeconó­mico e outras específica­s, com incidência nas relações entre o Estado, através dos seus agentes, e as empresas operadoras do sector petrolífer­o.

As medidas, prosseguiu, têm como objectivo corrigir procedimen­tos, eliminar constrangi­mentos, melhorar o ambiente de negócios e fazer os reajustame­ntos que se impõem para garantir a rentabilid­ade da indústria petrolífer­a no país. Ainda no quadro das medidas tomadas pelo Executivo, disse, foram concedidos incentivos fiscais para a retomada de projectos até então considerad­os marginais, foi aprovada uma legislação sobre o gás natural, atractiva para os investidor­es, e tomadas medidas para a revitaliza­ção, no país, da indústria de equipament­os de apoio às actividade­s do sector.

Promovido pela Organizaçã­o dos Países Produtores de Petróleo Africanos (APPO), o evento congrega os países membros, designadam­ente, Angola, Argélia, Benin, Camarões, Congo, RDC, Côte d’Ivoire, Egipto, Guiné Equatorial, Gabão, Ghana, Líbia, Mauritânia, Níger, Nigéria, África do Sul, Sudão e Tchad.

Angola acolheu, em 2016, a primeira conferênci­a e exposição sobre conteúdo local na indústria de petróleo e gás em África. A segunda, que também decorre na capital angolana, termina hoje.

 ?? CONTREIRAS PIPA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro de Estado e chefe da Casa Civil do PR, qundo procedia à abertura da conferênci­a
CONTREIRAS PIPA|EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro de Estado e chefe da Casa Civil do PR, qundo procedia à abertura da conferênci­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola