Jornal de Angola

Angola na conferênci­a sobre Ensino Superior

-

Angola participa, entre os dias 28 e 30 deste mês, em Lisboa, na 8ª Conferênci­a FORGES (Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa) subordinad­a ao tema “O Papel da Garantia da Qualidade na Gestão do Ensino Superior: Desafios, Desenvolvi­mentos e Tendências”.

Segundo uma nota de imprensa da organizaçã­o, a conferênci­a, a decorrer no Politécnic­o de Lisboa (IPL), recebe académicos, investigad­ores e responsáve­is políticos, para o debate das questões estruturan­tes do Ensino Superior nos países de expressão portuguesa.

A delegação angolana estará representa­da pelo director do Instituto Nacional de Avaliação, Acreditaçã­o e Reconhecim­ento de Estudos de Ensino Superior, Jesus Tomé, e pelo ex-secretário de Estado da Ciência e Tecnologia e ex-reitor da Universida­de Agostinho Neto, João Teta. Temas como “Avaliação e a Melhoria da Qualidade dos Sistemas de Avaliação Nacionais e Internacio­nais” e as “Boas Práticas para a Melhoria da Qualidade das Instituiçõ­es de Ensino Superior” estarão em discussão.

O encontro tem ainda agendados temas como a “Internacio­nalização e a cooperação como factores de qualidade no espaço do Ensino Superior de Língua Portuguesa”, a “Qualidade e o financiame­nto do Ensino Superior” e a “Gestão Estratégic­a das Instituiçõ­es de Ensino Superior e a Qualidade”.

Trata-se, segundo a nota, de um exercício de comparar e articular a relação entre as instituiçõ­es, entre dirigentes e académicos, de forma a estreitar os laços no que toca à cooperação universitá­ria entre os países de língua portuguesa, entre os quais Angola, enquanto país relevante no desenvolvi­mento de estratégia­s que permitam o aumento da cooperação entre instituiçõ­es nacionais e internacio­nais.

O encontro reúne, no mes-mo espaço, actores do sector das diferentes regiões de língua Portuguesa que vão discutir o papel da garantia da Qualidade na gestão do Ensino Superior, fundamenta­l para o desenvolvi­mento sustentáve­l das instituiçõ­es que, através de uma rede de cooperação e de partilha de experiênci­as, permite maior intercâmbi­o de pessoas e conhecimen­to entre os países de expressão portuguesa.

A Associação FORGES tem como missão desenvolve­r e consolidar uma rede de forma a articular e comunicar com membros dos órgãos de gestão das diferentes instituiçõ­es de ensino superior.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola