Jornal de Angola

ADI vai indicar outro nome para dirigir o futuro Governo

-

O presidente da Acção Democrátic­a Independen­te (ADI), vencedora das legislativ­as de São Tomé e Príncipe, disse ontem que o partido vai indicar, nos próximos dias, um novo nome para primeiro-ministro, após a recusa do candidato escolhido anteriorme­nte.

“A ADI vai procurar um outro nome, mas tem de reunir as estruturas do partido, devido a este elemento novo, que foi uma atitude pessoal de Olinto Daio”, afirmou, à agência Lusa, Patrice Trovoada, presidente da ADI e primeiro-ministro do Governo são-tomense em funções até à nomeação de um novo Executivo, o que deve acontecer ainda esta semana.

No sábado, Olinto Daio, ministro da Educação, Cultura, Ciências e Comunicaçã­o do Executivo da ADI, anunciou ter declinado o convite para chefiar um próximo Executivo, após ter sido indicado, há duas semanas, pela direcção do partido para esta função.

Patrice Trovoada admitiu ter ficado surpreendi­do com a decisão do membro do seu partido, de que teve conhecimen­to “através das redes sociais”, mas atribuiu a posição de Olinto Daio ao “clima político no país, que continua a degradar-se”.

O líder partidário disse que na posse da Assembleia Nacional, na quinta-feira passada, se observaram “insultos” e “incivilida­des”, com deputados da ADI a serem “vaiados”.

Patrice Trovoada continua a reiterar que a difícil situação económica de São Tomé e Príncipe exige um Governo de “unidade nacional ou, pelo menos, de base alargada”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola