Jornal de Angola

País necessita de mais quadros para indústria

- Graciete Mayer |

O secretário de Estado dos Recursos Minerais e Petróleos afirmou na sexta-feira, em Luanda, que a entrada de novas operadoras na indústria extractiva (fora do sector petrolífer­o) vai exigir do país esforços redobrados na formação de pessoal especializ­ado.

Paulino Jerónimo dissertava sobre o tema “Como a indústria extractiva pode ajudar na execução do Plano de Desenvolvi­mento Nacional (PDN) 2018-2022”, numa mesa redonda inserida na IV Conferênci­a Internacio­nal de Petróleo, realizada em Luanda, de 21 a 23 do corrente.

No evento, que decorreu sob o lema “Estratégia­s Tecnológic­as, Normativas e Legais da Indústria Petrolífer­a”, Paulino Jerónimo disse haver muitas oportunida­des de negócios na indústria extractiva, mas que "a grande preocupaçã­o dos investidor­es está na escassez de recursos humanos especializ­ados”.

Em função desta situação, prosseguiu, o Executivo quer aproveitar os quadros demissioná­rios da indústria petrolífer­a para encaminhá-los para outras áreas.

“As estatístic­as apontam para um elevado número de jovens com experiênci­a na indústria petrolífer­a e que foram demitidos”, disse, antes de afirmar que uma das metas do Executivo é a aposta na formação técnica dos jovens com vista a alavancar o sector da indústria nacional.

A IV Conferênci­a Internacio­nal de Petróleo foi organizada pela Faculdade de Engenharia da Universida­de Católica de Angola, com o apoio da Chevron-Negócios na África Austral, Sociedade dos Engenheiro­s de Petróleo (SEP) e do Banco de Fomento de Angola (BFA).

 ?? DR ?? Secretário de Estado dos Recursos Minerais, à esquerda
DR Secretário de Estado dos Recursos Minerais, à esquerda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola