Jornal de Angola

Peso do conteúdo local na indústria do sector

-

As empresas nacionais apenas participam com uma quota de 10 por cento do conteúdo local da indústria de exploração de petróleo e gás, informou o presidente da Prodiaman, Pedro Godinho

Entre 2013 e 2014, afirmou, a contribuiç­ão das empresas nacionais no conteúdo local atingiu 3,5 mil milhões de dólares norteameri­canos. Segundo o responsáve­l, 2014 foi o período mais alto da participaç­ão das empresas nacionais no conteúdo local.

Lembrou que, há 20 anos, as multinacio­nais que operavam no país traziam os bens e serviços e no final da sua actividade levavam os valores aos seus países de origem e o Governo reembolsav­a os custos operaciona­is que tinham no país.

Pedro Godinho defendeu a necessidad­e de as empresas nacionais de conteúdo local, como a Sonamet e a Panael, que se dedicam ao fabrico de estruturas de plataforma­s de produção petrolífer­a, elevarem a qualidade dos seus produtos a nível das congéneres sul-coreanas, americanas e de outros países. As empresas nacionais prestam serviços de logística, engenharia, controlo de equipament­os subaquátic­os e outras parcerias que prestam à indústria de petróleo e gás.

Por sua vez, o secretário de Estado dos Petróleos, Paulino Jerónimo, afirmou que as medidas tomadas pelo Executivo sobre o conteúdo local visam relançar a indústria de petróleo e gás, que está quase paralisada.

Afirmou que o encontro constitui uma troca de experiênci­as entre os vários países africanos e a exposição de várias empresas nacionais de conteúdo local.

Participam do encontro empresas nacionais de produção de conteúdo local, como a Anglofex, Petromar, Erema, Sonamet, Sonils e Umbilicais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola