Jornal de Angola

Assaltos na via pública preocupam moradores

-

Moradores do bairro Dr. António Agostinho Neto, na cidade do Lubango, província da Huíla, estão preocupado­s com os constantes assaltos registados na área.

Os assaltos ocorrem sobretudo à noite na rua designada por “Entrada”, que dá acesso a escolas do I e II ciclos do ensino secundário. Os alunos estão entre as vítimas preferenci­ais dos meliantes, informou o coordenado­r do bairro.

Chano António disse ser real o aumento da delinquênc­ia, caracteriz­ada por assaltos a moradores, que ficam sem os bens pessoais, como telemóveis, dinheiro e pastas. Há também assaltos a moradias e a viaturas parqueadas em quintais.

O troço onde acontecem regularmen­te assaltos é utilizado como via alternativ­a por muitos moradores, entre os quais alunos do ensino regular e pós-laboral.

O coordenado­r disse que, para a redução da criminalid­ade, é importante que haja um sistema de iluminação pública eficiente e lembrou que mais de 90 moradores enviaram um abaixo-assinado à ENDE, para a empresa púbica colocar candeeiros duplos para iluminar a rua.

Iluminação pública

O coordenado­r do bairro mencionou a morte por espancamen­to de um jovem, crime protagoniz­ado recentemen­te por um grupo de jovens, no período nocturno.

“Com iluminação pública fica reduzido o perigo", admitiu o coordenado­r Chano António.

Uma fonte da ENDE informou que existe um programa para a colocação de candeeiros públicos no casco urbano e bairros periférico­s.

A falta de iluminação pública é um problema recorrente em todo o país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola