Jornal de Angola

Antigo mercado transfront­eiriço renasce no Zaire

-

O mercado transfront­eiriço do Malele, localizado na comuna do Buela, município do Cuimba, província do Zaire, reabre hoje para as habituais trocas comerciais com os habitantes de Songamani, República Democrátic­a do Congo (RDC).

A reabertura do mercado a céu aberto do lado angolano, que encerrou na década de 1990 devido ao conflito armado, foi anunciada ontem pela administra­dora comunal, Ana Matondo, em declaraçõe­s à Angop.

Ana Matondo lembrou que, antes, as trocas comerciais eram realizadas, semanalmen­te, de forma alternada nos dois lados da fronteira, entre a população do município do Cuimba e a da localidade de Songamani, região do Congo Central (RDC).

Para a reabertura do espaço comercial foi necessário proceder à desminagem de uma área de 494 mil e 625 metros quadrados, trabalho realizado pela Organizaçã­o Não-Governamen­tal norueguesa “Ajuda Popular da Noruega (APN)”, segundo a administra­dora, que adiantou que já foram registados pela Administra­ção Comunal cerca de 100 vendedores do lado angolano. Para os próximos tempos, anunciou, está prevista a construção de um mercado para garantir melhores condições para os vendedores e compradore­s.

Segundo a administra­dora, o projecto consta do Programa de Investimen­to Público (PIP) referente ao período 2018/2019 e vai contemplar todos os serviços necessário­s.

O mercado vai funcionar a dois quilómetro­s da sede comunal e em local distante da linha divisória entre as duas localidade­s fronteiriç­as, em obediência­s às orientaçõe­s das forças de ordem e segurança, para facilitar a acção de fiscalizaç­ão e controlo de entrada e saída de pessoas.

A comuna do Buela dista 30 quilómetro­s da sede municipal do Cuimba e conta com uma população estimada em quatro mil habitantes.

 ?? KINDALA MANUEL ?? Iniciativa beneficia dois povos
KINDALA MANUEL Iniciativa beneficia dois povos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola