Jornal de Angola

Dezenas de migrantes presos nos Estados Unidos

-

Quarenta e dois migrantes foram presos no lado norteameri­cano da fronteira com o México quando tentavam forçar a sua entrada na Califórnia, anunciaram ontem as autoridade­s dos EUA.

A Polícia fronteiriç­a na região de San Diego, na Califórnia, informou que 42 pessoas que tentavam entrar ilegalment­e nos EUA foram presas, no domingo, mas que muitas outras conseguira­m escapar ao controlo policial entrando no país.

O chefe da Polícia de San Diego admitiu que, apesar das detenções, muitas pessoas conseguira­m passar a fronteira. Segundo Rodney Scott, o novo muro que está a ser construído na região ainda não está completo e o actual tem muitas brechas.

“As pessoas conseguira­m desfazer secções do muro e entraram a correr”, explicou o agente de fronteira, acrescenta­ndo que alguns dos polícias foram atacados, enquanto tentavam evitar a entrada.

Os agentes destacados para esta importante fronteira dos EUA com o México usaram gás lacrimogén­eo, conseguind­o fazer recuar um número elevado de migrantes.

Nos últimos dias, a Divisão de Alfândegas dos EUA na região de San Yisidro tem enfrentado a pressão da caravana de refugiados que sai da América Central.

Domingo, após este incidente entre a Polícia e os migrantes, a fronteira voltou a fechar, agora por um período indetermin­ado.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a ameaçar que vai fechar toda a fronteira com o México e instou o Governo mexicano a conter a vaga de migrantes que procura entrar no território norteameri­cano.

“O México deve tomar medidas para devolver os migrantes, muitos dos quais são verdadeiro­s criminosos, aos seus países de origem”, afirmou Donald Trump.

 ?? DR ?? Migrantes da América Central pressionam fronteira com EUA
DR Migrantes da América Central pressionam fronteira com EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola