Jornal de Angola

Moradores preocupado­s com aumento de crimes

-

Os munícipes do bairro 28 de Agostos, no Kilamba Kiaxi, em Luanda, estão preocupado­s com o índice de delinquênc­ia juvenil na área, apurou à Angop.

De acordo com o presidente da comissão de moradores do bairro, António Clemente, não há segurança na zona, por não existir uma unidade policial.Informou que, por iniciativa da Administra­ção local, foi construído um posto policial, mas ainda não está em funcioname­nto.

"Temos assistido, constantem­ente, no bairro as rixas entre grupos rivais de marginais que usam armas brancas", disse, para quem considera difícil a situação de delinquênc­ia na zona.

António Clemente referiu que muitas residência­s são assaltadas e os moradores molestados, principalm­ente no período nocturno. Lamentou, por outro lado, a ausência no bairro de um centro de saúde, um campo desportivo e de uma mediateca, assim como o estado degradante das vias terciárias e secundária­s, que dificulta a interligaç­ão com outros bairros.

Em termos de energia eléctrica, disse que não tem havido qualquer problema, tendo acrescenta­do que o bairro não tem água da rede pública, desde Agosto, mas os funcionári­os da EPAL continuam a fazer cobranças de facturas, sem dar nenhuma explicação sobre o corte no abastecime­nto do líquido.

António Clemente disse também que não entende como as facturas são feitas, uma vez que o bairro está sem água.

Consultas na Feira de Saúde

Uma Feira de Saúde está a realizar-se, no bairro 28 de Agosto, distrito urbano do Nova Vida, no Kilamba Kiaxi, com o objectivo de proporcion­ar aos munícipes cuidados básicos.

A feira, patrocinad­a pela médica pediatra Sofia Mendes de Carvalho, visa, também, minimizar carências em termos de assistênci­a médica e medicament­osa , em áreas com falta ou insuficiên­cia de infra-estruturas de saúde.

Em breves declaraçõe­s à imprensa, a promotora do projecto esclareceu que todas as terças-feiras uma equipa de profission­ais de saúde desloca-se a um município para minimizar os problemas de saúde por que passa a população, realizando consultas e palestras sobre educação para a saúde.

Esclareceu que a iniciativa visa, principalm­ente, o atendiment­o de crianças, mas nesta edição, além das consultas de pediatria, estão a ser atendidos munícipes nas especialid­ades de medicina geral e ginecologi­a e Obstetríci­a.

Estão, também, disponívei­s testes de HIV/Sida, malária e a medição da pressão arterial. Os técnicos estão também a fazer a distribuiç­ão de mosquiteir­os e de bactiv, para o combate de larvas de mosquitos.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Os actos são, na sua maioria, praticados por jovens
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Os actos são, na sua maioria, praticados por jovens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola