Jornal de Angola

Tshisekedi e Kamerhe recebidos em apoteose

-

Os presidente­s da União para a Democracia e o Progresso Social (UDPS), Félix Tshisekedi, e da União para a Nação Congolesa (UNC), Vital Kamerhe, regressara­m terça-feira à noite a Kinshasa, onde foram recebidos por milhares de apoiantes.

O regresso aconteceu depois do fracassado acordo de Genebra, mediado pela Fundação Kofi Annan, com vista a encontrar um candidato único para as eleições presidenci­ais de 23 de Dezembro e de um outro, negociado em Nairobi, Quénia, na sequência do qual estes líderes políticos escolheram Félix Tshisekedi como candidato conjunto da UDPS e da UNC.

Enquanto a campanha eleitoral para as eleições gerais já vai no seu sétimo dia, elementos armados da ADF-NALU são apontados como tendo atacado na noite de segunda para terça-feira a localidade de Oicha, no território de Beni, matando cinco pessoas. Esses rebeldes ugandeses, que queriam atacar uma posição militar em Mukakira-Oicha, acabaram por se confrontar com o Exército governamen­tal na região de Muvingi.

O ataque armado aconteceu algumas horas depois dos mesmos elementos terem morto dois civis na estrada que liga a localidade de Mbau a Kamango.

Os líderes da sociedade civil em Beni interpelar­am o Governo congolês e a Missão das Nações Unidas no Congo (MONUSCO) sobre o que considerar­am “inseguranç­a endémica” na região e arredores.

Num documento que remeteram à administra­ção de Beni e à MONUSCO, eles exigem daquelas instituiçõ­es o fim da inseguranç­a. O documento pede também a expulsão dos estrangeir­os da região, o fim da ocupação das suas terras e do movimento de forasteiro­s.

 ?? DR ?? Tshisekedi (à direita) é candidato único da UDPS e da UNC
DR Tshisekedi (à direita) é candidato único da UDPS e da UNC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola