Jornal de Angola

ADI apresenta João Álvaro Santiago para liderar o Governo

- Victor Carvalho

líder da Acção Democrátic­a Independen­te (ADI), vencedora das eleições legislativ­as de São Tomé e Príncipe, apresentou ontem ao Presidente Evaristo Carvalho o nome de João Álvaro Santiago como proposta para liderar o futuro Governo.

A indicação de João Álvaro Sobrinho surgiu na sequência da última reunião da comissão política da ADI, conduzida pelo secretário-geral do partido, Levy Nazaré.

Membro dessa mesma comissão política, João Álvaro Santiago desempenho­u, em governos anteriores, o cargo de ministro da Educação, tendo já igualmente sido vice-governador do Banco Central de São Tomé e Príncipe.

Trata-se do segundo nome que a ADI apresenta para liderar o futuro executivo do país, tendo o primeiro, Olinto Dalio, declinado o convite para ser primeiro-ministro.

De recordar que o partido Acção Democrátic­a Independen­te venceu as eleições legislativ­as de 7 de Outubro com maioria simples (25 em 55 deputados da Assembleia Nacional), enquanto o segundo partido mais votado foi o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe – Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), com 23 mandatos, seguido da coligação PCD-UDD-MDFM, com cinco. Estas duas forças da oposição assinaram um acordo pós-eleitoral com incidência parlamenta­r e com fins governativ­os, reclamando ter maioria absoluta (28 deputados) e garantindo assim sustentabi­lidade parlamenta­r, para viabilizar um Governo composto pelo que chamam de “nova maioria”.

Após as legislativ­as, o primeiro-ministro cessante, Patrice Trovoada, defendeu a necessidad­e de procurar acordos de regime com outras forças políticas, para dar expressão a um Governo de unidade nacional ou de base alargada.

Patrice Trovoada garantiu que não vai liderar um próximo Executivo, consideran­do que o seu afastament­o visa facilitar o entendimen­to com outras forças políticas, mas afirmou que se manterá na presidênci­a do partido até 2022.

A oposição tem garantido que não viabilizar­á no Parlamento um Governo liderado pela ADI, tendo apelado ao Presidente da República para que “queime etapas”, indigitand­o um Governo composto pela coligação MLSTP-PSD/ PCDUDD-MDFM.

Por sua vez, a ADI tem sido intransige­nte e repetido estar à espera que Evaristo Carvalho cumpra a Constituiç­ão e que a chame para formar Governo.

 ??  ?? Patrice Trovoada,
Patrice Trovoada,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola