Jornal de Angola

“Casa é lugar mais perigoso para mulheres”

-

Mais de metade das mulheres assassinad­as no mundo, em 2017, foram mortas pelos companheir­os ou familiares, o que faz da própria casa “o lugar mais perigoso do mundo para uma mulher”, indica um estudo da ONU.

No estudo difundido por ocasião do Dia Internacio­nal para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se assinalou no domingo, o gabinete da ONU sobre Drogas e Crime (UNODC) calcula que de num total de 87 mil homicídios de mulheres registados em todo o mundo, no ano passado, cerca de 50 mil (58 por cento) foram cometidos por companheir­os ou familiares.

Cerca de 30 mil (34 por cento) homicídios foram perpetrado­s pelos parceiros das vítimas. “Isto, significa que cerca de seis mulheres são mortas, em cada hora, por alguém que elas conhecem”, observa o gabinete da ONU, com sede em Viena.

A grande maioria (cerca de 80por cento) das vítimas de homicídios, no mundo, são homens e “as mulheres continuam a pagar o preço mais elevado, em termos de desigualda­de entre homens e mulheres, de discrimina­ção e de estereótip­os negativos”, declarou o chefe do gabinete da ONU, Iuri Fedotov.

“Elas são, também, aquelas com mais probabilid­ade de serem mortas pelos companheir­os ou familiares (...) o que faz do domicílio o local mais perigoso para uma mulher”, sublinhou.

“O facto das mulheres continuare­m a ser vítimas deste tipo de violências, mais que os homens, denota um desequilíb­rio nas relações de poder entre homens e mulheres na esfera doméstica”, acrescento­u.

De acordo com os cálculos do UNODC, a taxa global de mulheres vítimas de homicídio eleva-se a 1,3 vítimas, por 100 mil mulheres.

A África e as Américas são as regiões do mundo onde as mulheres correm maior risco de serem mortas pelos companheir­os ou familiares.

Em África, a taxa é de 3,2 vítimas, por 100 mil mulheres. Nas Américas, 1,6, na Oceânia 1,3 e na Ásia 0,9. A taxa mais baixa observa-se na Europa, onde é de 0,7. “Nenhum progresso tangível para combater este crime foi conseguido nos últimos anos, apesar das legislaçõe­s”, diz a ONU.

 ?? DR ?? A maior parte dos casos de violência ocorre em casa
DR A maior parte dos casos de violência ocorre em casa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola