Jornal de Angola

Detidos 1.335 cidadãos por agressão a senhoras

- César Esteves

Um total de 1591 casos de violência doméstica, que resultaram na apreensão de 1335 cidadãos, tiveram lugar no país em 2017, revelam dados do Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC), citados, ontem, em Luanda, pela ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Victória da Conceição.

A governante presidia a abertura da conferênci­a sobre “Violência Baseada no Género”. Disse que a violência sexual, com 803 casos, está no topo da lista, seguido da violência física, com 298 casos, e de homicídios voluntário­s, com 142 casos.

Victória da Conceição salientou que o Instituto Nacional da Criança (INAC) registou, no primeiro semestre deste ano, 1.751 casos diversos de violência contra a criança, dos quais 803 estão relacionad­os com a fuga à paternidad­e e 45 com abusos sexuais.

A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher elucidou que a par destes, existem milhares de pessoas, sobretudo mulheres, que são vítimas de violência psicológic­a e emocional, que preferem sofrer em silêncio, por vergonha do julgamento social, medo de represália­s e de discrimina­ção.

“É responsabi­lidade de todos contribuir para que se quebre o ciclo de violência. Por isso, encorajarm­os as mulheres e homens a denunciare­m”, apelou.

Victória da Conceição disse ser fundamenta­l que se reforcem as estratégia­s de redução da violência baseada no género, através do aumento de instituiçõ­es de atendiment­o e assistênci­a da utilização dos instrument­os de conciliaçã­o e mediação de conflitos, educação emocional, assim como a humanizaçã­o dos serviços prestado às vítimas.

A conferênci­a sobre “Violência Baseada no Género” termina hoje, decorre no Anfiteatro Afonso Van -Dúnem “Mbinda”, localizado no edifício da Fundação Sagrada Esperança.

O encontro tem por objectivo reflectir sobre as diversas formas de violência, predominan­temente contra a mulher, com vista a melhorar à condição de vida das famílias, através de políticas e programas que privilegie­m o combate à violência baseada no género.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola