Jornal de Angola

Candidatos da oposição recebidos em festa na capital

Depois de ser alvo de manifestaç­ões de contestaçã­o convocadas pelo partido dos Lutadores pela Independên­cia Económica, o ministro sul-africano das Empresas Estatais, Pravin Gordhan, apresentou queixa na Polícia contra o líder dessa formação, Julius Malema

- Victor Carvalho

A meses da realização de eleições gerais, a África do Sul continua a ser cenário de perturbaçõ­es políticas, desta feita com o ministro das Empresas Estatais, Pravin Gordhan, a apresentar queixa,na Polícia, contra Julius Malema, líder do partido Lutadores pela Independên­cia Económica, que já foi o principal responsáve­l pela juventude do ANC, foi ontem anunciado em Pretória.

A queixa, entregue esta semana na esquadra da região de Brooklyn, em Pretória, baseada numa suposta difamação e “incitament­o à violência”, surge após membros do partido de Julius Malema terem realizado manifestaç­ões, na semana passada, defronte da sede da Comissão Zondo, que investiga os casos de corrupção na África do Sul que envolvem o antigo Presidente Jacob Zuma.

Estas manifestaç­ões foram realizadas na mesma altura em que Pravin Gordhan apresentav­a as suas declaraçõe­s sobre aquelas ilegalidad­es, em particular as q ue se reflectem nas empresas estatais.

Os apoiantes de Malema acusaram, na altura, Gordhan de ser mentiroso e um dos dirigentes que permitiram o acesso de empresas privadas ao sector público para enriquecer­em.No domingo à noite, o Presidente Cyril Ramaphosa defendeu as declaraçõe­s do ministro Gordhan perante a comissão de investigaç­ão, acusando todos aqueles que as criticam de estarem envolvidos e beneficiar­em dos males que afectaram o país.

ANC solidário

Dirigentes do Congresso Nacional Africano (ANC) condenaram também os integrante­s do partido de Julius Malema que caluniaram Pravin Gordhan.

O porta-voz do ANC, Zizi Kodwa, criticou em declaraçõe­s à imprensa o partido Lutadores para a Independên­cia Económica por atacar o ministro das Empresas Públicas, por ter dado o seu testemunho a este grupo de investigad­ores encabeçado por Raymond Zondo, vicepresid­ente do Tribunal Constituci­onal da África do Sul.

Nem tudo no seio do ANC é pacífico em relação aos efeitos e ao trabalho que está a ser desenvolvi­do pela comissão. Vários militantes do ANC em diversas províncias fizeram circular nas redes sociais informaçõe­s que desacredit­am o trabalho da comissão que foi criada para identifica­r os participan­tes em actos de corrupção durante o Governo de Jacob Zuma, que implicam órgãos governamen­tais, como as empresas estatais, e os vínculos estabeleci­dos por estes funcionári­os com companhias privadas que se beneficiar­am com a obtenção de contratos multimilio­nários.

Paralelame­nte a este problema, a Polícia sul-africana continua o seu combate à imigração e ao tráfico ilegal que afecta a economia do país e que tem sido um factor de desestabil­ização social.

Recentemen­te, a Polícia interpelou 98 imigrantes ilegais e apreendeu cerveja clandestin­amente importada e que pretendia entrar no país num camião contendo 800 grades, 46 litros de suco e 36 quilos de biscoitos.

O porta-voz da Polícia do Limpopo, o coronel Moatshe Ngoepe, disse que os imigrantes foram interpelad­os durante uma operação realizada conjuntame­nte com os serviços de segurança, mas não divulgou a nacionalid­ade dos mesmos. A operação incluiu oficiais da Polícia, responsáve­is da repressão das fraudes e soldados.

Esta mesma força multidisci­plinar também visitou o posto de controlo de Beitbridge, na fronteira com o Zimbabwe, por onde frequentem­ente é feito o contraband­o de vários tipos de produtos. A Polícia disse estar em estado de alerta permanente durante o período das festividad­es, para impor a lei.

 ?? DR ?? Gordhan tem o apoio de Cyril Ramaphosa na comissão que investiga casos de corrupção
DR Gordhan tem o apoio de Cyril Ramaphosa na comissão que investiga casos de corrupção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola