Jornal de Angola

Conclusão dos aeroportos nas prioridade­s do Ministério

- Jesus Silva

A conclusão dos aeroportos em construção no país e a promoção dos transporte­s marítimos de passageiro­s estão entre as principais prioridade­s do Ministério dos Transporte­s para os próximos tempos, anunciou ontem o titular da pasta, Ricardo Viegas D’Abreu.

O reforço das competênci­as dos institutos públicos tutelados pelo Ministério dos Transporte­s, de acordo com Ricardo Viegas D’Abreu, também está entre as prioridade­s da instituiçã­o.

O governante, que falava no Lobito durante a abertura do Conselho Consultivo do sector, destacou, entre as prioridade­s, a conectivid­ade de infra-estruturas que atravessam o continente africano, os transporte­s menos poluentes e a integração com a rede nacional de plataforma­s logísticas.

Ricardo D’Abreu orientou os responsáve­is do sector a melhorarem os serviços para “haver no país um sector de transporte­s moderno, eficiente e sustentáve­l, uma referência em termos de parceria público-privada”.

Melhor organizaçã­o

Entre as empresas tuteladas pelo Ministério dos Transporte­s está o Porto do Lobito, cujo presidente do Conselho de Administra­ção, Agostinho Felizardo, garantiu um trabalho para “cumprir com as exigências legais e salvaguard­ar os interesses nacionais e a protecção das pessoas que operam o seu recinto”.

Indicou que o Porto do Lobito tem três terminais, para a operação do minério, provenient­e nesta altura da República Democrátic­a do Congo e, no futuro, da República da Zâmbia.

Já o Caminho-de-Ferro de Benguela, outra empresa do sector, debate-se com a insuficiên­cia de carruagens, segundo o seu Presidente do Conselho de Administra­ção Luís Teixeira, que garantiu haver orientaçõe­s para melhorar a qualidade na prestação de serviços, segurança ferroviári­a e manutenção dos equipament­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola