Jornal de Angola

Defendido o aumento de números de técnicos

- João Salvo | Muconda

O director do Gabinete Municipal de Saúde, no Muconda, na Lunda-Sul, defendeu, naquela localidade, o aumento do número de técnicos e o reforço no abastecime­nto de medicament­os, por forma a contribuir na melhoria da saúde da população da circunscri­ção.

Ferreira Muatxingue­ji teceu essas consideraç­ões em gesto de reclamação ao número irrisório de cinco vagas atribuídas ao município, no último concurso público, promovido pelo sector.

Manifestou que a grande preocupaçã­o que o município enfrenta é a falta de medicament­os, que quase sempre escasseiam nos stocks.

Realçou que o município de Muconda controla 22 unidades sanitárias, 18 postos de saúde e quatro centros médicos, algumas a funcionar com um técnico, o que cria transtorno­s à população da região, caso fique doente ou esteja de férias.

Adiantou que, apesar de todas as dificuldad­es, a situação sanitária no município está controlada.

Ferreira Muatxingue­ji realçou que, para combater o paludismo no seio das populações, decorre no município do Muconda uma campanha de distribuiç­ão de mosquiteir­os, iniciativa da Organizaçã­o Não Governamen­tal PSI.

O município do Muconda conta, também, com um centro materno-infantil, com 30 camas. A unidade sanitária tem 18 técnicos e apenas dois médicos de clínica geral.

Os casos graves são transferid­os para a cidade de Saurimo. A malária e as doenças diarreicas agudas lideram a lista das patologias mais frequentes.

 ?? CONTREIRAS PIPAS | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Objectivo das autoridade­s é baixar o índice da mortalidad­e
CONTREIRAS PIPAS | EDIÇÕES NOVEMBRO Objectivo das autoridade­s é baixar o índice da mortalidad­e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola