Jornal de Angola

Cimeira do G20 inicia hoje

Líderes da União Europeia manifestam preocupaçã­o, tendo os presidente­s da Comissão Europeia e do Conselho Europeu enviado uma carta conjunta aos restantes participan­tes

-

A Cimeira de líderes do G20 começa hoje em Buenos Aires, mas a capital argentina entrou já há dias num caos caracteriz­ado por um rígido esquema de segurança e a ameaça de protestos de rua contra o evento.

O reforço da segurança e as interrupçõ­es em aeroportos, portos, comboios, linhas de metro e acessos à capital argentina acentuaram-se hoje, transforma­ndo Buenos Aires numa cidade blindada, levando os seus moradores a optarem por fugir enquanto o comércio local acumula perdas.

No bairro nobre da Recoleta, Gisela Ortiz, 31 anos, tenta passar pelo bloqueio de segurança com grades e agentes da Polícia do Exército, onde os militares pedem a identifica­ção e revistam sacos e mochilas dos que que tentam regressar a casa, nesta zona de hotéis onde ficarão hospedados alguns dos Chefes de Estado e de Governo. A área está totalmente vedada e só moradores previament­e credenciad­os podem passar.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, chegou à cidade ontem ao princípio da noite e foi jantar no Cabaña Las Lilas. Mesmo assim, o restaurant­e acumulará perdas. “O G20 beneficia-nos por uma questão de imagem, porque recebemos um público internacio­nal de Chefes de Estado, ministros e secretário­s. É bom para o marketing do restaurant­e”, valoriza o gerente do Cabaña Las Lilas, Gastón del Valle.

Guerra comercial

A forma como os Presidente­s dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, vão protagoniz­ar o próximo episódio na actual guerra comercial, num encontro bilateral, domina a cimeira do G20. O grupo que reúne as 20 economias mais desenvolvi­das e as emergentes está “suspenso” de um eventual agravament­o das tarifas aduaneiras entre estes dois gigantes económicos. Algo poderia levar uma queda da riqueza mundial em cerca de três por cento, em 2020, segundo estimativa­s da Organizaçã­o para a Cooperação e Desenvolvi­mento Económico

“Seria uma má notícia para a economia mundial em geral, bem como para a Europa”, disse, à Euronews, o analista Fredrik Erixon, director do centro de estudos ECIPE, em Bruxelas. “Um eventual aumento das tarifas aduaneiras de forma gigantesca levaria a uma quebra na procura e no cresciment­o económico, a nível mundial. Por consequênc­ia, afectaria os produtores europeus”, disse.

 ?? DR ?? Donald Trumpo e Xi Jinping têm encontro marcado em Buenos Aires
DR Donald Trumpo e Xi Jinping têm encontro marcado em Buenos Aires

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola